Mutirão da Saúde: Prefeitura realiza triagem para cirurgias eletivas de catarata na próxima semana

9 de maio de 2019, 18:21

Visando abarcar a demanda reprimida e garantir a prestação de serviços efetivos aos usuários que buscam atendimento oftalmológico na rede municipal, a Prefeitura anunciou, esta semana, a realização de cirurgias eletivas de catarata.

A 1ª etapa, de triagem dos pacientes, será realizada já na próxima semana, dia 17 de maio, a partir das 7h, na Santa Casa de Misericórdia, onde a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) promove um mutirão de atendimentos para a etapa avaliativa com consulta oftalmológica.

Apenas indivíduos acima de 50 anos com histórico da doença podem participar e devem procurar a unidade de saúde de referência ou a mais próxima de sua residência para o encaminhamento à triagem. É necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência.

“Anteriormente, há alguns anos, essas cirurgias eram realizadas no contrato do município com o Hospital Dantas Bião, mas, depois que elas foram extintas do contrato, o município ficou desassistido no que se refere às cirurgias eletivas. Com a nova pactuação, de 2019, realizaremos as cirurgias oftalmológicas, inicialmente, de catarata, através da prestação de serviços da Santa Casa de Misericórdia. Isso significa um grande salto no atendimento, porque os nossos pacientes não precisarão se deslocar a municípios pactuados para fazer o procedimento”, enfatizou Luciane Vasconcelos, assessora técnica da SESAU.

Segundo a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, o grande passo à frente, no atendimento à população, reflete o comprometimento da gestão municipal na busca por uma saúde de qualidade para todos.

“Nosso foco é o usuário. Temos trabalhado diuturnamente para garantir que o serviço chegue com qualidade na ponta, a quem precisa. Então é uma alegria ativar um serviço tão importante para a população. A catarata é a principal causa de cegueira reversível no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, e o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular, então quando reativamos um serviço como esse, trazemos novas perspectivas para a nossa população”, ressaltou a gestora responsável pela pasta.

De acordo com a SESAU, no dia 24 de maio, os pacientes que passaram pela triagem realizarão nova consulta para avaliação dos exames pré-operatórios. Os indivíduos que forem considerados aptos já saem encaminhados para a cirurgia, que tem data garantida: 1° de junho.

Todo o acompanhamento de pós-operatório também será realizado pela equipe técnica e os pacientes passam por uma revisão cirúrgica no dia seguinte (02/06).

A Secretaria de Saúde informou ainda que outras cirurgias eletivas, como hernioplastia, histerectomia total, laqueadura tubária e miomectomia, entre outras, também serão realizadas com a pactuação. A previsão é de que os procedimentos sejam disponibilizados já nos próximos meses não apenas para o cidadão de Alagoinhas, mas contemplando também pacientes da macrorregião.