Mutirão de catarata: pacientes passam por avaliação de exames pré-operatórios nesta terça-feira (28) | Prefeitura de Alagoinhas

Mutirão de catarata: pacientes passam por avaliação de exames pré-operatórios nesta terça-feira (28)


28 de maio de 2019, 20:55

Pacientes triados para as cirurgias de catarata passaram por uma consulta com anestesista, nesta terça-feira (28), na Santa Casa de Misericórdia, para a avaliação dos exames pré-operatórios.

O mutirão de cirurgias será realizado neste sábado (1), por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que realizou uma nova pactuação, este ano, para abarcar a demanda reprimida e garante, agora, a realização das cirurgias de catarata. Usuários de Alagoinhas e de outros 12 municípios pactuados serão beneficiados com a ação.

Foto: Roberto Fonseca

Cassiana Nunes, de 75 anos, que esteve na fila na manhã desta terça-feira, para a consulta com o anestesista, avaliou positivamente a realização. “Já fiz os exames, agora só falta marcar a cirurgia. Eu me senti bem, graças a Deus. Menina, eu mesma nem sei, mas já tem tempo que eu tenho isso. Pegou aquela ardência nas vistas, né? Agora deu glaucoma em uma e catarata na outra. Tem dias que olho, assim, parece tudo embaçado e não tô nem enxergando nada. Pra mim, deve ser muito importante. É uma aventura mesmo pra gente. Uma cirurgia dessa custa uns 3 mil reais, pensa que a pessoa tem esse dinheiro para pagar? Eu mesma não tenho. Mas Jesus iluminou esse caminho agora e eu vim aqui fazer”, relatou.

Foto: Roberto Fonseca

Joselito de Jesus Santos, de 72 anos, que recebeu o diagnóstico há cerca de 48 meses, concorda. Ele já tentou fazer a cirurgia anteriormente, mas agora, com a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, parece vislumbrar um desfecho positivo para o problema de visão do olho esquerdo. “Eu já marquei, já fui até a sala de operação, mas o açúcar subiu e aí foi cancelada. Por enquanto, está tudo certo, mas é emocional a minha glicemia. Nós, com a visão, temos tudo. Sem a visão, não temos nada. A importância da vida da gente é ver o mundo lá fora. Sem a visão, o que é que a gente vê? Só tem o talento, né? É assim, fica um pouco embaçado, eu enxergo, mas não é total, então eu fui encaminhado porque disseram que era melhor fazer enquanto estava cedo do que deixar para mais tarde”, comentou o paciente, que também apresentou os exames pré-operatórios hoje, na Santa Casa de Misericórdia.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo a diretora da regulação, Dalmárcia Silva Batista, a fase de consultas com o anestesista é a última etapa antes da cirurgia. “No primeiro momento, os pacientes passaram por uma consulta com oftalmologista. Nesse dia, foram feitos exames específicos, como topografia, e os diagnosticados como casos cirúrgicos de catarata saíram com exames de laboratório pré-agendados. Neste segundo momento, temos a avaliação com o anestesista. Os exames pré-operatórios, o médico avalia para ver se o paciente está apto a fazer a cirurgia no dia 1° de junho”, explicou.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que outras cirurgias eletivas, como hernioplastia, histerectomia, laqueadura tubária e miomectomia também serão realizadas com a pactuação. A previsão é de que os procedimentos sejam disponibilizados já nos próximos meses não apenas para o cidadão de Alagoinhas, mas também para pacientes da macrorregião.

Foto: Roberto Fonseca

Os pacientes que, devido a condições clínicas, não estiveram aptos, de acordo com a avaliação médica, a fazer o procedimento, saíram da Santa Casa orientados e, segundo a SESAU, serão acompanhados pela equipe da unidade de referência. A secretaria informou ainda que esta foi apenas a 1ª etapa e que novos mutirões devem ser realizados ainda este ano no município.

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.