Na frente pelo esporte: Prefeitura apoia realização de campeonatos amadores de futebol em Alagoinhas

10 de setembro de 2018, 16:26

Com foco na valorização das práticas esportivas, o prefeito Joaquim Neto deu a largada, neste final de semana, para o 9° Campeonato da Liga do Mangalô, que este ano conta com 12 equipes participantes. Ele esteve no domingo (9) com os atletas que disputaram as primeiras chaves para enfatizar o apoio da Prefeitura ao esporte e aproveitou a oportunidade para ouvir os moradores do bairro.

“Nesse ano, de 2018, estamos mantendo a tradição do campeonato da Liga do Mangalô. Queria agradecer ao presidente da Liga, que há muitos e muitos anos tem feito essa tradicional competição. Além das demandas apresentadas de material esportivo, arbitragem e organização, andamos pela comunidade ao lado do vereador Cleto da Banana e do líder da comunidade, Marinaldo, que nos mostrou problemas do entorno do campo, seja em relação à tela de proteção das casas, a esgotamento sanitário nas ruas adjacentes e também sobre pavimentação no entorno do campo de futebol. Tudo isso será encaminhado agora para a Secretaria de Infraestrutura e vamos dar andamento às solicitações”, garantiu.

O gestor aproveitou a oportunidade para anunciar uma nova obra no Mangalô. “Ao terminar a Rua Padre Araguaia, que está aqui próxima, vamos dar imediatamente a ordem de serviço para o início das obras do Alto Coração de Jesus”, revelou.

Mas a visita não foi pontual. Depois de passar pelo Mangalô, Joaquim Neto foi para a 8ª edição da Copa da Independência, no Ninho do Bem-Te-Vi, prestigiar os atletas Sub-17 na disputa da final acirrada entre São Félix e Escolinha do Mangalô.

“Esses jovens representam o futuro dessa cidade e a gente faz esse trabalho tanto para socializar com esses garotos como para mostrar que o esporte é saúde, o esporte é educação, e isso também é uma meta do prefeito Joaquim. Esse ano, os times estão jogando aqui, já que o Carneirão está reformando. A gente fica muito feliz com essa reforma, para que a volta do Atlético seja uma volta forte, porque o Atlético incentiva esses garotos que estão aí à prática do esporte. Agora temos um time profissional na 1° divisão do campeonato baiano, que foi um incentivo maior. E a reforma do estádio é um benefício para o esporte da cidade”, afirmou o organizador da Copa, Paulo Vicente.

Para o prefeito, o apoio da gestão aos campeonatos amadores é reflexo do reconhecimento do esporte como ferramenta de transformação social nas comunidades. “O esporte tira das drogas, é educativo. Eu sou desportista, gosto, e é lá que fazemos as maiores amizades. São muitas pessoas que se encontram, famílias que se encontram e que têm a oportunidade, além de estar praticando o esporte, que é excelente para a saúde, compartilhar experiências. Nosso compromisso é honrar com todas as ligas, do Barreiro, do Mangalô, da Suburbana, de Boa União, do Riacho da Guia, do 2 de julho, enfim, todas. São campeonatos tradicionais que acontecem há muitos anos. Se depender da nossa administração, vai continuar acontecendo”, afirmou Joaquim Neto.

Segundo ele, uma gestão que colabora com o calendário esportivo da cidade é uma gestão que acredita no potencial transformador do esporte.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo abriu uma licitação, em 2017, e os campeonatos amadores contam com apoio garantido da prefeitura nas demandas com arbitragem, suporte técnico, premiação e materiais esportivos.

De acordo com a secretaria, os eventos locais, além de abrirem portas a novas oportunidades para atletas, são uma forma importante de entretenimento para a comunidade aos finais de semana. A previsão é de que a prefeitura continue apoiando as Ligas e as realizações. Os calendários de jogos serão divulgados semanalmente pela SECET.

9° Campeonato da Liga do Magalô