Nota de esclarecimento sobre corte de árvore na Praça 7 de Setembro

18 de março de 2022, 12:34

A Prefeitura de Alagoinhas informa que, diante do risco iminente da queda de uma árvore, da espécie Flamboyant, na Praça 7 de Setembro, a mesma precisou ser cortada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESEP). Após análise técnica, verificou-se que a mesma estava infestada de cupim, o que poderia causar acidente, caso não fosse retirada.

O alerta para a sua remoção deu-se após a queda de uma árvore ao lado, que estava comprometida em sua base, pelo mesmo motivo. Com isso, surgiu a preocupação de uma avaliação da segunda árvore, situada próximo ao churros do Duda.

A grande infestação de cupim provocou sintomas como a queda prematura de galhos, amarelamento e queda abundante de folhas fora de época, rachaduras e ocos em troncos e galhos, florescimento tardio, precoce ou não florescimento (fora de época) e brotamento tardio.

A fim de evitar danos aos frequentadores da praça, após resultado da análise técnica, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) autorizou o corte da árvore e posterior substituição, com o plantio de muda da mesma espécie.