Novembro Azul: Corujão chega à Unidade de Saúde Sagrada Família

29 de novembro de 2019, 08:48

Na última quinta-feira (28), a Unidade de Saúde Sagrada Família foi contemplada com o Corujão da Saúde – programa municipal que leva atendimentos às unidades de saúde em horário diferenciado, para facilitar o acesso da população a atendimentos com clínico geral, dentista, Embora o Corujão aconteça predominantemente no turno da noite, nesta quinta as atividades foram realizadas também durante o dia, das 8h às 14h.

Foto: Sid Siqueira

A ação faz parte do Novembro Azul que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), e tem como foco sensibilizar a população quanto à importância da prevenção, do acompanhamento médico e do diagnóstico precoce de doenças, chamando a atenção para os cuidados à Saúde do Homem.

Morador da região, Wilson Santos Santana destacou a importância da iniciativa. “Essa ação é muitíssimo importante, porque nós homens às vezes somos muito acomodados e com um incentivo como esse, talvez alguns tomem consciência do cuidado que se deve ter com a saúde”, afirmou.

Dados do INCA, o Instituto Nacional de Câncer, mostram que o câncer de próstata é o 2° tipo de câncer mais comum entre a população masculina e apontam que o diagnóstico na etapa inicial melhora as chances de cura da doença.

Em Alagoinhas, além de promover o cuidado em saúde, os profissionais da área trabalham também com a sensibilização da população e buscam desmistificar o tabu do exame com informações sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico.

Foto: Sid Siqueira

“As mulheres se cuidam um pouco mais do que nós homens. Talvez por essa falta de tempo ou preguiça, muitas vezes nós relaxamos e deixamos de cuidar da saúde. Mas ações como essas servem para nos conscientizar e nos ajudar a mudar isso, caso contrário a situação pode ficar complicada”, comentou Carlos Roberto Martins sobre essa diferença.

E não para por aí. Além da Unidade de Saúde Sagrada Família, que funcionou das 8h às 14h, a Unidade de Saúde Flávio Cavalcante, no Mangalô, também abriu as portas com atendimentos do Corujão, voltados aos homens. No local, a ação foi realizada das 18h às 21h. Nesta sexta-feira (29), é a vez da Unidade de Saúde São Cristóvão, também no turno da noite.