Novembro da Consciência Negra 2022 – Slam Interescolar Municipal é realizado na Câmara Municipal de Vereadores

30 de novembro de 2022, 18:45

Foto: Roberto Fonseca

“Muito mais do que só palavras, literatura e resistência” foi o tema do Slam realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), nesta quarta-feira (30), em parceria com o IV Fórum da Juventude Preta Baiana, em alusão ao mês da Consciência Negra. A atividade foi promovida pelo IFARADÁ, Núcleo de Educação Quilombola da SEDUC.

“É mais um momento importante do nosso IFARADÁ, em alusão ao Novembro Negro. A gente trabalha com o combate à discriminação, ao racismo e com temas de ordem e dinâmica positiva, com o reconhecimentos daquelas pessoas negras que, historicamente, contribuem com esse processo importante, que é o da luta pela igualdade racial”, disse o secretário da pasta, Gustavo Carmo.

Foto: Roberto Fonseca

Ainda segundo o secretário, o sentido das atividades é imbuir nas crianças e nos adolescentes conceitos como igualdade e respeito aos seres humanos. “Trabalhar a Educação sob essa ótima é, sem sombra de dúvidas, reconhecer a igualdade e trabalhar a autoestima, com a valorização da cultura e da arte negra”.

Slam é um termo da língua inglesa usado para nomear a competição de poesia falada. Nas apresentações, ou batalha das letras, temos um fenômeno de poesia oral, com temas como racismo, violência, respeito, despertando na plateia a reflexão e atitude política.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo a Professora de Língua Portuguesa do Colégio Municipal de Alagoinhas Ana Paula Lírio, o evento faz uma valorização da literatura, de voz e resistência negra. “Pela questão da identidade e do reconhecimento de si mesmo na própria escrita, principalmente nesses eventos que estão fora do chão da escola, mas que são fundamentais para a formação deles”.

Como uma atitude de resistência, o Slam forma estudantes leitores e escritores com consciência crítica, em que os alunos se tornam agentes de letramento de uma poesia como re-existência.

Foto: Roberto Fonseca

Participaram da ação estudantes do 9º ano do Colégio Municipal de Alagoinhas, da Escola Municipal Murilo Coelho Cavalcanti, Irene Andrade de Assis e Miguel Santos Fontes.

Estiveram presentes, além do secretário Gustavo Carmo, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores José Cleto, as vereadoras Juci Cardoso e Jaldice Nunes, a Coordenadora do IFARADÁ Dulcineide Bispo, o representante do IV Fórum da Juventude Preta Ramon Carvalho, a professora Marismônica Gomes; e a criadora do Fórum Ana Gonçalves.

Foto: Roberto Fonseca

Em paralelo ao Slam dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, apresentaram-se o MC Snow, campeão estadual da categoria e ganhador da Batalha da Gentalha de Alagoinhas e Karine Narciso, Vencedora do Slam das Minas.

Fotos: Roberto Fonseca