Novos encaminhamentos para avanços ambientais: Prefeitura recebe oficialmente o Estudo Geoambiental das Áreas de Proteção de Alagoinhas

31 de agosto de 2018, 17:22

Durante uma reunião ordinária realizada na última semana entre o poder público municipal e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), a Lima Consultoria Ambiental Ltda realizou a entrega oficial do Estudo Geoambiental das Áreas de Proteção Ambiental de Alagoinhas, que apresenta o zoneamento ecológico e econômico das 7 áreas de proteção determinadas pela Lei Municipal 1.423/2001.

Imagem: Divulgação/SEDEA

Contratante do serviço e interessada nos resultados do estudo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA) informou que, a partir dos dados apontados e das análises, o município poderá instituir áreas de proteção em unidades de conservação, garantindo a requalificação, a preservação e a recuperação nas localidades.

“É mais um avanço da gestão. O estudo vai permitir ao município pensar estratégias de recuperação das áreas de proteção e desenvolver novas ações, sistematizando a preservação ambiental na região de Alagoinhas e contribuindo para conservar os ecossistemas e a biodiversidade. É uma forma de pensar o desenvolvimento também a partir dos recursos naturais e de garantir a proteção dos espaços que, pela particularidade e fragilidade, devem ser conservados”, destacou o secretário responsável pela pasta, José Edésio Cardoso.

A SEDEA comunicou que o estudo gera novos encaminhamentos e que as ações de recuperação, preservação e plantio, bem como de conscientização da população, serão divulgadas ainda no segundo semestre pela secretaria.