Novos funcionários do SAMU são capacitados para atuarem em Alagoinhas e microrregião | Prefeitura de Alagoinhas

Novos funcionários do SAMU são capacitados para atuarem em Alagoinhas e microrregião


22 de fevereiro de 2021, 13:15

Foto: Roberto Fonseca

A semana começou com a capacitação de 54 novos servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que atuarão em Alagoinhas e microrregião. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores participaram da formação, que aconteceu no auditório do Colégio Santíssimo Sacramento e foi conduzida pela coordenadora geral da SAMU, Sílvia Teles.

“O coração da SAMU é a regulação”, introduziu Silvia, que, em seguida, explicou as principais atribuições e o perfil profissional daqueles que compõe esse “centro cardíaco”: o Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM), o Rádio Operador (RO) e o Médico Regulador (MR).

Tudo se inicia pelo TARM, que fica na Central de Regulação e faz o atendimento ao cidadão. Em seguida, o caso é encaminhado para o MR, o qual avalia a gravidade e prioridade das chamadas, acionando o RO, que, por sua vez, enviará a ambulância mais próxima ou a mais adequada: a Unidade de Suporte Básico (USB) ou a Unidade de Suporte Avançado (USA).

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com Sílvia, o grau de urgência é proporcional à gravidade, quantidade de recursos necessários e pressão social. Com essa média, é possível distinguir entre urgência e prioridade absoluta, moderada, básica e mínima.

A coordenadora do SAMU também reiterou a importância da relação com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, sobretudo em situações de acidente. Ela ainda ressaltou a necessidade de encaminhamento dos casos mais complexos para as Unidades de Pronto Atendimento.

Foto: Roberto Fonseca

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.