Obras de restauração e alargamento da estrada Alagoinhas-Araçás seguem em execução

3 de maio de 2023, 11:46

Trinta por cento do trabalho de restauração e alargamento do trecho da rodovia BA 504 que liga Alagoinhas a Araçás já foi concluído. As obras, iniciadas em janeiro desde ano, deixarão a estrada totalmente requalificada, com melhor trafegabilidade e são de responsabilidade do Governo do Estado da Bahia, que conta com o apoio da Prefeitura de Alagoinhas para sua execução.

Com investimento de quase R$30 milhões, a obra é resultado da solicitação feita pela Prefeitura ao Governo Estadual, devido à importância da via para a cidade de Alagoinhas e região, conforme detalha o prefeito Joaquim Neto: “Fizemos uma solicitação ao então governador Rui Costa, e também ao novo governador Jerônimo Rodrigues, e com a força da deputada Ludmilla Fiscina, a obra foi implementada. Com ela, será possível atender a população de várias comunidades da região e também melhorar o acesso à Linha Verde, permitindo que se chegue mais rápido às praias. Além disso, dará maior mobilidade e melhor fluxo para os veículos que passam em Alagoinhas, através das BRs 101 e 110.”

O projeto prevê que a extensão de 23 km da rodovia seja totalmente reparada e receba nova pavimentação asfáltica. Além disso, um trecho de 19 km será alargado, passando a ter 7,30 metros de largura, mais 2,5m de acostamento.

O engenheiro gerente da obra, Jordão Mendes, informa que devido às chuvas algumas atividades foram suspensas no final do mês de março, mas que a obra continua em andamento, com serviços que podem ser executados com o clima chuvoso. “Não é possível, por exemplo, fazer terraplanagem ou pavimentação em período chuvoso. Por isso, nós mantemos as atividades de drenagem para preparar o terreno para a obra e para manter o que já foi feito. Precisamos aguardar um período de estio para retomar o trabalho por completo”, explica Mendes. A previsão do engenheiro é que havendo uma “janela de sol” até o início do segundo semestre, a obra seja concluída dentro do prazo estabelecido inicialmente no projeto, que é de 390 dias.