Instagram
Facebook
YouTube

Oficina prepara expositoras para Feira de Empreendedorismo em Alagoinhas


14 de novembro de 2025, 15:07

Como parte da preparação para a Feira de Empreendedorismo, que ocorre nos dias 27 e 28 de novembro, ocorreu o quarto encontro da oficina voltada às mulheres que irão expor seus produtos no evento. A atividade aconteceu na Câmara de Vereadores e integra a programação da Semana do Empreendedorismo, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, e instituída por projeto de lei de autoria da vereadora Jaldice Nunes, que também destinou emenda parlamentar para a realização do evento.

Com foco em fortalecer os negócios femininos e ampliar as oportunidades de geração de renda, a oficina teve como tema “Gestão e Expansão Sustentável”, com palestras ministradas por Géssica Ronise e Sonara Maeve. Ao longo dos encontros preparatórios, o objetivo tem sido oferecer orientações práticas, incentivar a troca de experiências e contribuir para que as expositoras alcancem melhores resultados nas vendas durante o evento.

A vereadora Jaldice Nunes destacou a importância do empreendedorismo como caminho de autonomia econômica, especialmente para as mulheres. “Acreditamos que o apoio ao empreendedorismo é algo muito potente, que deve ser visto de uma forma diferente pelos gestores públicos. Diante da falta de empregos com carteira assinada e da falta de concursos públicos, enxergamos no empreendedorismo uma ferramenta poderosa de renda. Na condição de mulher e de mãe, vejo também uma oportunidade de você ter sua renda, de estudar, se realizar profissionalmente, ter independência financeira, mas também cuidar da família”, afirmou.

Segundo Jaldice, as palestras, oficinas e treinamentos oferecidos antes da Feira são fundamentais para que as expositoras se preparem para o público e ampliem suas possibilidades de negócio. Durante o encontro, a educadora financeira Sonara Maeve reforçou a importância de organizar e acompanhar as finanças na rotina empreendedora.

“Eu entrei no mundo do empreendedorismo, na parte da educação financeira, quando percebi a necessidade que os microempreendedores individuais tinham de organizar sua gestão financeira. Muitos acham que isso pode ficar para depois, mas a gestão é a máquina que impulsiona o negócio. Se você não souber gerir o seu financeiro, não vai conseguir crescer. É uma engrenagem”, explicou.

Entre as participantes, a artesã Joice Borges, que trabalha com feltro há seis anos, reconhece o quanto esses encontros contribuem para o fortalecimento coletivo. “Pra mim, é extremamente importante participar de oficinas, porque são momentos em que a gente troca experiência com outras mulheres. Fortalece, ensina muito e traz estratégias que podemos aplicar no nosso nicho”, contou.

Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo