OPERAÇÃO CHUVA: Prefeitura segue com equipe de monitoramento e ações de prevenção

24 de janeiro de 2020, 18:50

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas está em alerta para os registros de ocorrências em função das chuvas no município. Desde a noite de quinta-feira (23), equipes da força-tarefa envolvendo a Secretaria de Infraestrutura (SECIN), a Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) seguem em campo atuando em locais como Parque da Jaqueira (Rua E), Silva Jardim, Avenida Rio Branco, Parque das Hortências, Oscar Rabelo, Rua Democrata, Baixa da Candeia, Urbis III e Rua do Catu.

Em paralelo às ações de redução de danos causados pela chuva, as equipes vêm reforçando, ao longo dos meses, as ações de prevenção de alagamentos em toda a cidade, com serviços de limpeza de canais, córregos, sarjetas, bocas de lobo, monitoramento e manutenção em diversos pontos. Cerca de 100 profissionais estão envolvidos na operação.

Já como reflexo do trabalho preventivo realizado em janeiro, com a limpeza do Rio Catu, foi possível evitar o transbordamento e pontos de alagamentos na região durante a chuva da quinta-feira (23).  A limpeza de boca de lobo e da rede de drenagem no Silva Jardim, com a retirada de duas caçambas de areia, também ajudou a amenizar os transtornos no local.

OBRAS DE DRENAGEM:

A Prefeitura também está realizando obras de drenagem na 8 de Dezembro, Inocoop II e III, Jardim das Hortências e Cavada. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, as obras do Sistema de Macrodrenagem das Poligonais estão em andamento, com registro de mais de 60% de conclusão, com previsão de entrega para maio. Segundo a secretaria interina da SECIN, Maria das Graças Reis, é uma obra complexa e que deixará um legado para todos os moradores de Alagoinhas. “Estamos construindo um túnel de 360 metros na região da Cavada, um método não destrutível que fica por baixo da terra. É uma obra complexa e que vai conduzir todas  as águas de chuva daquela região, colocando fim aos pontos de alagamentos na área”, conclui.

Com prazo de execução de um ano e investimentos em torno de R$ 11 milhões, as obras do Sistema de Macrodrenagem das Poligonais vão beneficiar, dentre outros trechos, as ruas Conselheiro Dantas, Paulo Afonso, Areia Branca, Parque da Jaqueira, Rua dos Artistas, Avenida Rio Branco e o Parque Regente.