Participação popular, celebração religiosa e atrações musicais: Riacho da Guia inicia festividades da padroeira

16 de fevereiro de 2019, 12:41

As festividades tradicionalmente realizadas em homenagem a Nossa Senhora da Guia, padroeira do distrito, começaram ontem (15) e foram marcadas por demonstrações de fé, devoção e movimento intenso na praça principal.

Foto: Roberto Fonseca

O cronograma religioso começou ainda no período da tarde, quando fiéis saíram, em procissão, de Conceição com destino a Riacho da Guia, pouco depois das 16h. A chegada dos devotos à igreja deu início à missa, que contou com a participação, este ano, do coral de Itabaianinha, diretamente de Sergipe para o interior baiano.

Foto: Roberto Fonseca

“É uma festa muito bonita, muito antiga. Pesquisadores contam que o português que trouxe Nosso Senhor do Bonfim trouxe também Nossa Senhora da Guia, em 1745. A festa traz toda a comunidade do distrito e dos municípios vizinhos, com muito entusiasmo, muito gosto. É gente que não acaba mais. As pessoas são devotas da santa e fazem tudo com um sentimento muito forte. Isso, pra nós, por si só, já é muito significativo. A importância é respeitar essa tradição que, sendo uma tradição religiosa, é também cultural. Sabemos que o domínio português nos deixou como legado, além da arquitetura, esse traço da religiosidade católica, então faz parte das manifestações culturais da nossa região que precisamos valorizar”, pontuou a vice-prefeita e secretária de cultura Iraci Gama, que participou da celebração.

Segundo ela, além de permear a história que deve ser preservada, a iniciativa também movimenta a economia local, com visitantes de povoados, cidades próximas e atrativos que contribuem para o comércio da região. “Há também a questão do turismo religioso, ligado diretamente ao calendário de acontecimentos religiosos, com essa busca por atrair pessoas de outras comunidades, que hoje é também uma intenção da secretaria”, afirmou.

Foto: Roberto Fonseca

Paralelamente à festividade de cunho religioso, o distrito recebeu, na noite desta sexta-feira (15), shows de artistas que agitaram a praça pública e convocaram o pessoal para a dança.

Foto: Roberto Fonseca

O primeiro artista a subir ao palco foi “Rafa Show”, que interpretou canções já conhecidas do grande público. Ele foi seguido pela atração mais esperada da noite, Luanzinho Moraes, que chegou na madrugada chamando os alagoinhenses para o arrocha.

“Toda semana eu toco na Bahia e o público baiano é um público quente, que dança, que quer música toda hora. Cada vez que a gente vem aqui, principalmente em Alagoinhas, é bom demais, então é um prazer estar aqui novamente”, disse o artista.

Foto: Roberto Fonseca

Prestigiado na Bahia e em Sergipe, onde mora, Luanzinho Moraes embalou as músicas de sucesso “Vizinho”, “Sujeito”, “Morar no Bar” e “Aquele Ex”, já conhecidas e requisitadas pelo público, que cantou junto as letras do arrocha.

Foto: Roberto Fonseca

“Estou achando massa. Tá muito bom. É bom, porque reúne as pessoas, a gente curte bastante”, disse João Victor Ferreira, morador de Riacho da Guia, que aproveitou a festa para se jogar na dança.

Natiely Coellho, que vai todo ano à festa, gostou da programação. “Vim esperando Luanzinho Moraes e estou achando bem legal. Muito bom”, comentou.

Quem também avaliou positivamente a festa foi o vendedor ambulante Francisco Carlo Souza dos Santos, popular “pintinho”, que aproveitou a oportunidade para garantir uma renda extra na data festiva. “Vim trabalhar em Riacho da Guia, essa festa massa. Minha banda predileta da noite, especial, Luanzinho, todo romântico. Estou vendendo ‘piriguete’, 5 por 10, pertinho do palco, e Riacho da Guia está show de bola!”, pontuou.

A última banda a se apresentar, na madrugada, foi “Samba no Grau”, que manteve a galera animada até as 4h.

Foto: Roberto Fonseca

Neste sábado (16), a agenda de shows continua. Quem se apresenta no distrito, a partir das 22h, é a banda Turma do Bide, seguida por Caffé Pitta e Vira e Mexe.

A realização é da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Confira a programação completa dos festejos de Nossa Senhora da Guia através do link: https://www.alagoinhas.ba.gov.br/index.php/com-apoio-da-prefeitura-distrito-festeja-nossa-senhora-da-guia-neste-final-de-semana/