Pessoas em situação de rua são imunizadas contra Influenza; Prefeitura amplia atendimentos e abordagens sociais

8 de abril de 2020, 11:21

A Prefeitura iniciou, na última quarta-feira (7), a imunização de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social contra Influenza. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que vem ampliando também o Serviço Especializado em Abordagem Social, com orientações sobre o coronavírus e entregas de kits.

A vacinação foi realizada em diferentes pontos da cidade, como o Carneirão, rodoviária, centro, Santa Terezinha e proximidades do Dantas Bião, junto às pessoas em situação de rua. De acordo com Leidiane Rocha, diretora de Inclusão da SEMAS, o intuito é assegurar às pessoas em situação de vulnerabilidade social também os seus direitos enquanto cidadãos.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

A vacina não previne contra o novo coronavírus, mas facilita a exclusão, pelos profissionais de saúde, do diagnóstico para a COVID-19, já que existem semelhanças entre os sintomas.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, que acompanhou as ações na noite de ontem, a ideia é atender o máximo de pessoas, garantindo a imunização a essa população flutuante que também precisa de cuidados e atenção do município.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

A SEMAS informou que vem acompanhando famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos e/ou vulnerabilidade e comunicou que um trabalho de abordagem social também tem sido desenvolvido. A partir da próxima semana, sempre às terças e quintas-feiras, a equipe multiprofissional estará entregando kits com lanches e itens de higiene à população em situação de rua, com encaminhamento para serviços da rede municipal.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

A imunização contra Influenza, segundo as equipes de saúde, também continua ao longo da semana, quando os profissionais percorrerão outros pontos da cidade. A campanha de vacinação segue até o dia 23 de maio e, em Alagoinhas, a meta é imunizar mais de 41 mil pessoas.