PPP da Iluminação: Prefeitura de Alagoinhas avança na modernização do parque de iluminação pública

24 de maio de 2024, 08:17

A modernização do parque de iluminação pública de Alagoinhas, que começou a ser executado no mês de março, vem avançando em vários locais da cidade, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio por lâmpadas em LED.

Já foram modernizados mais de 2.300 pontos em diversas ruas do Centro e dos bairros Santa Terezinha, Barreiro, Rua do Catu, Alagoinhas Velha, Praça Kennedy, Nova Brasília, Miguel Velho, Jardim Petrolar, Silva Jardim, Santa Isabel, Mangalô, Novo Horizonte, Dois de Julho, Teresópolis, Vila São Pedro, Jardim Pedro Braga, Cavada e Parque São Bernardo. E na zona rural, já foi realizada a troca de lâmpadas na Calu, Sítio Encantado, Buracica, Estêvão, Vitória de Cima e Capoeira,

Além de melhorar a iluminação, a modernização resulta na redução do consumo de energia elétrica. Até o momento, as trocas realizadas apresentaram uma efetividade de 65% de economia no consumo. Outro benefício direto é a diminuição da poluição atmosférica com metais pesados, sendo mais benéfica para o meio-ambiente. Como o tempo de vida útil das lâmpadas de LED é maior do que o das lâmpadas comuns, os custos com a manutenção da rede de iluminação também são menores.

O Consórcio Luz de Alagoinhas, concessionária do serviço que firmou parceria com a Prefeitura de Alagoinhas, é responsável por fazer a modernização de todo o parque de iluminação pública do município, além da manutenção e operação nos próximos 13 anos.

Fotos: Rafael Santos