Praça dos Esportes é entregue à população alagoinhense

8 de agosto de 2022, 09:20

Com infraestrutura especial, localização central, conforto e lazer, perfeita para a prática de esportes e diversão – assim foi classificada a Praça dos Esportes José Alfredo Menezes, que foi inaugurada no último sábado (06). A solenidade contou com a presença de autoridades e da comunidade civil.

Localizada na Avenida Luís Viana e levando o nome do professor e advogado José Alfredo Menezes, falecido em 2012, o espaço esportivo teve investimentos na ordem de R$ 2 milhões de recursos federais e municipais, com obras fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SECIN).

A estrutura da praça conta com cerca de 13.000 m², onde estão distribuídos campo de futebol de areia, campo em saibro de tênis, pista de skate, quadra poliesportiva coberta, equipamentos de ginástica para adultos, barra fixa para ginástica e barras paralelas em tubo de ferro galvanizado, prancha abdominal, equipamentos de ginástica para melhor idade, pista para caminhada adulto e infantil, quiosques, fonte, jardins, bancos com assento em madeira, parque infantil, estacionamento e rampas de acessibilidade.

O prefeito Joaquim Neto destaca que o novo equipamento trará atrativos para pessoas de todas as idades. “É muito importante trazer o benefício esportivo para todas as pessoas que vão ter o prazer de praticar esportes em um local agradável e seguro. As pessoas vão poder passear, trazer suas famílias, encontrar os amigos aqui… Fora a promoção da saúde, porque essa é uma forma de oferecer à comunidade saúde preventiva”, explicou.

Para a secretária de Infraestrutura, Maria das Graças Reis, esse é um momento de suma importância para a cidade. “Entendemos que as pessoas precisam de exercer o esporte. Então, juntamos várias modalidades e opções em um só lugar. Isso irá fomentar o esporte para a população de Alagoinhas. Sinto muita alegria e satisfação em poder participar da construção dessa praça desde o ‘iniciozinho’ a chegar nesse momento. Foi muita luta, foi muita garra, determinação e agora a praça está entregue”, comemorou.

A professora Iraci Gama, secretária de Cultura, Esporte e Turismo, também destacou que a praça seguirá sendo cuidada e zelará para que a população possa sempre usufruir do equipamento. “Uma praça dessa é feita com o propósito de ser aberta à comunidade. Mas se a gente não tiver uma equipe responsável, que faça algum controle sobre o uso, a gente corre o risco de muito cedo ficar sem alguns equipamentos e essa praça tão linda como está sendo entregue hoje, ser transformada em algo para nos trazer preocupações. Por isso, montamos uma equipe para entender como os equipamentos funcionam, para que assim a comunidade possa utilizar a praça e fazer um bom uso dela. Então, estamos com uma equipe preparada para ficar aqui dentro espaço e orientar”, explicou a gestora.

Wi-Fi gratuito

Também foi inaugurado no espaço o acesso gratuito à  internet, por meio de parceria com o projeto Conecta Bahia, do Governo do Estado. A ação ocorreu por meio da Secretaria Municipal da Administração (SEMAD), através da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (SECTI), que iniciou o processo de instalação de equipamentos para acesso à Internet gratuito em praças da cidade.

As praças contempladas pelo projeto são a J.J. Seabra (Praça do Coreto), a Praça dos Esportes, a Rui Barbosa e também o Terminal de Coletivos.

Marathon Night Run

A inauguração da Praça dos Esportes também contou com a 7ª edição da Marathon Night Run (para corredores amadores e profissionais), prova com percursos de 5Km e 10Km.

Com a ideia de unir praticantes do esporte, iniciantes e entusiastas, o evento aconteceu logo após a cerimônia de descerramento da placa e contou com a participação de 550 pessoas.

A Prefeitura participou da iniciativa, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET ), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM) e da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que disponibilizou duas ambulâncias.

Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM