Pacto pela vida. Seguindo a proposta adotada pelo Governo do Estado, o prefeito Paulo Cezar esteve em Salvador nessa quarta-feira, 27, com o tenente coronel Antônio Deiró para entregar em mãos o ofício solicitando uma Base Comunitária de Segurança (BCS) da Polícia Militar para Alagoinhas. Na oportunidade o chefe do executivo visitou uma base modelo, no Bairro da Paz, na capital baiana.
Na local conheceu o jovem João Carlos que é morador do bairro. “Aqui nós temos aula de informática, música, biblioteca, atividades físicas e culturais. Vivemos em uma realidade de pobreza, onde essas atividades nos levam para outro caminho que não o das drogas e criminalidade”, disse o jovem. Há três anos o índice de criminalidade chegou a zero, após a implantação da base no Bairro da Paz.
O ofício para o projeto da base havia sido enviado pelo município e já está sendo avaliado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Comando da Polícia Militar. Antes da construção da unidade, será realizado seminário para apresentar a sociedade como funciona o serviço, além da formação de um conselho de segurança.
“É a máxima de que prevenir é melhor do que remediar. Essa ideia da proximidade da polícia com a sociedade para reduzir o índice de criminalidade. Dessa forma podemos integrar a comunidade, polícia, escolas e instituições. Dessa forma damos oportunidades para que esses jovens possam ter um outro direcionamento. Essa proposta soma com o excelente trabalho que vem sendo realizado pelo comando do 4º Batalhão”, ressaltou o prefeito Paulo Cezar.
Já para o tenente coronel Antônio Deiró Alagoinhas poderá se tornar referencia no interior da Bahia por abrigar uma base comunitária. “Devido ao crescimento e avanço de Alagoinhas e das cidades vizinhas, esse primeiro momento é fundamental para que o município se torne referência. Parabenizar a iniciativa do prefeito Paulo Cezar que se mostra um parceiro. Fundamental essa iniciativa para que possamos concretizar essa ação”, pontuou.
BCS
As Bases Comunitárias de Segurança (BCS) são pontos de gerenciamento da operacionalidade policial com o objetivo de conferir segurança às comunidades, focando na prevenção.
No seu entorno são realizadas diversas ações direcionadas à comunidade. A filosofia de atuação é o Policiamento Comunitário (de Proximidade). Importante equipamento de policiamento comunitário com o objetivo de promover a convivência pacífica em localidades identificadas como críticas, melhorando a integração das instituições de segurança pública com a comunidade local e reduzindo os índices de violência e criminalidade.