Prefeito inaugura Estação de Transporte Alternativo

7 de março de 2020, 16:08

Alagoinhas ganhou mais um importante equipamento para a modernização e melhoria da mobilidade urbana do município. Inaugurado pelo prefeito Joaquim Neto nesta sexta-feira (6), a Estação de Transporte Alternativo Pedro Lemos Carnaúba Filho – ETAC começa a operar já na segunda-feira(09), e vem para garantir mais fluidez no tráfego de pessoas e veículos, com a desobstrução das calçadas e a retirada dos estacionamentos de veículos de médio porte (micro-ônibus e vans) das ruas no entorno da área central.

Foto: Roberto Fonseca

Mais uma obra abandonada pela gestão anterior, para a requalificação e operacionalização do terminal que abrigará os transportes que fazem o trajeto para a zona rural, o governo municipal investiu cerca R$ 330 mil oriundos de recursos próprios. A estação é equipada com abrigo, instituição financeira, lanchonetes, guarda-volumes, banheiros, fiação elétrica nova, piso tátil, sinalização horizontal e contará horários definidos para saídas e chegadas.

Foto: Roberto Fonseca

Localizado ao lado do Calçadão, o novo terminal de transporte da cidade ocupa o espaço da primeira estação ferroviária de Alagoinhas, inaugurada em 13 de fevereiro de 1863, e leva o nome de Pedro Lemos Carnaúba Filho, ou coronel Carnaúba, como era conhecido. Falecido em novembro de 2018, o homenageado foi comandante do 4º Batalhão, primeiro Superintendente de Transporte e Trânsito de Alagoinhas e vereador.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças da vice-prefeita Iraci Gama, do gestor da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), Alberto Menezes, vereadores, secretários, empresários e de familiares do homenageado. “Agradeço muito a homenagem feita e bem merecida ao meu pai, porque ele trabalhou muito pela área de transportes e se envolveu com muitas questões para o bem da cidade. Agradecemos muito por esta gestão ter se lembrado do percurso dele em Alagoinhas”, disse a filha do coronel, Tati Carnaúba. A entrega também foi marcada pela participação de produtores rurais, que realizaram um Feira de Agricultura Familiar no local.

Foto: Roberto Fonseca

O prefeito Joaquim Neto falou sobre o orgulho de inaugurar mais um importante equipamento para o sistema de transporte do município e a importância de oferecer funcionalidade, conforto e agilidade para os motoristas e usuários. “Essa é mais uma obra que foi retomada pela nossa gestão e é fruto de um compromisso que nós firmamos com a população desde 2017. A cidade vem passando por transformações muito positivas na área da mobilidade urbana e esse espaço é mais um avanço importante. Também fico feliz pelo oportunidade de fazermos esta justa homenagem ao coronel Carnaúba”, declarou o prefeito Joaquim Neto.

Na oportunidade o prefeito também citou os avanços contabilizados pela gestão em obras de pavimentação, em saneamento básico e o mais novo grande investimento na saúde, com a construção do Hospital Materno Infantil.

Foto: Roberto Fonseca

O superintende da SMTT, Alberto Menezes, explicou que a operação das linhas se dará de forma gradativa, medida que, de acordo com o gestor, visa garantir o sucesso na adaptação de motoristas e usuários e consequentemente, uma maior eficiência no funcionamento do novo terminal. “Temos hoje mais de 200 veículos atuando no transporte alternativo, embarcando cerca de 2.600 passageiros por dia. Alagoinhas vai prestar, a partir deste momento, um grande serviço à população não só daqui, mas de toda a região, e para que tudo ocorra de forma tranquila, teremos um período de adaptação, até que todas as linhas estejam alocadas”, informou Menezes, acrescentando que os passageiros serão devidamente informados a cada etapa do processo.

Confira mais fotos do evento/Créditos: Roberto Fonseca