Prefeito Joaquim Neto anuncia Virgínia Porto como futura secretária de Planejamento e Orçamento

28 de dezembro de 2020, 21:00

Virgínia Porto, mestra em Contabilidade Empresarial e Perícia Contábil (Centro de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade Visconde de Cairu), assumirá a Secretaria de Planejamento e Orçamento da Prefeitura de Alagoinhas.

A futura secretária concluiu o bacharelado em Ciências Contábeis (UFBA -1993), é pós-graduada em Finanças Corporativas e Administração de Investimentos Financeiros (FTE) e possui curso de extensão em Gestão Tributária e Estudos de Tributos (FABAC).

Possui longa experiência na área pública e atuação na iniciativa privada, além de ministrar disciplinas da área de Contabilidade em faculdades de Salvador e na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Entre janeiro de 2005 e junho de 2006, Virgínia Porto foi professora substituta da UFBA das disciplinas Contabilidade Avançada, Análise das Demonstrações Financeiras, Teoria da Contabilidade e Contabilidade Introdutória.

Na Faculdade Ruy Barbosa, como professora assistente, atuou em sala de aula de fevereiro de 2004 a junho de 2012.  Exerceu a docência na Faculdade Salvador por dois anos e também na Faculdade Unime.

Diretora de Orçamento Público da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (janeiro de 2007 a fevereiro 2011), coordenadora contábil do Fundo Municipal de Educação da Secretaria de Educação da Prefeitura de Salvador (de abril a novembro de 2006), gestora do Fundo Municipal de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Salvador (de fevereiro de 2003 a março de 2005).

De janeiro de 2018 até dezembro de 2020 exerceu a função de diretora de Planejamento e Orçamento da Prefeitura de Camaçari.

Virgínia Porto foi secretária de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Amargosa (janeiro de 2013 a janeiro de 2014).

Nas empresas Cata Nordeste e Klabin Bacell, exerceu, respectivamente, as funções de assistente financeira contábil e coordenadora contábil.

Segundo o prefeito Joaquim Neto, o extenso currículo acadêmico de Virgínia Porto e sua longa experiência em diferentes áreas da iniciativa privada e da gestão pública a credenciam para responder pela Secretaria de Planejamento e Orçamento. “Dentro de nossa proposta para o segundo mandato, escolhemos profissionais com perfis adequados em suas áreas de atuação visando otimizar o funcionamento da máquina pública”, afirmou o chefe do Executivo, acrescentando “que a futura gestora da SEPLA terá papel importante na construção conjunta de um modelo de administração que permita a melhoria dos serviços à população de Alagoinhas”.

Foto: Arquivo pessoal