Instagram
Facebook
YouTube

Prefeito participa de apresentação de consórcios de Saúde


20 de março de 2015, 17:00

Na manhã dessa sexta-feira, 20, o prefeito Paulo Cezar e o secretário municipal da Saúde Reginaldo Paiva participaram, em Salvador, da apresentação feita pelo Governo do Estado Rui Costa voltada para a ampliação e descentralização de serviços de saúde e o reequilíbrio financeiro dos municípios, o modelo de consórcios interfederativos (os financiamentos da saúde). A apresentação também contou com o secretário de Saúde do Estado Fábio Villas-Boas e outros prefeitos de municípios baianos.

No modelo apresentado, os consórcios serão responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o SAMU 192, hospitais municipais e filantrópicos. A meta é construir 28 policlínicas, com 32 especialidades, e equipamentos, como tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames.

O prefeito Paulo Cezar ressaltou que todas as propostas de melhorias na Saúde são válidas “como polo regional, Alagoinhas poderá gerir esse consórcio. É fundamental descentralizar os serviços de Saúde da capital, Salvador, para que os atendimentos sejam realizados mais próximos do município de origem do paciente. Para nós, a construção de uma policlínica regional fortalecerá e muito o atendimento da rede básica”, finalizou.

consorcios de saude2

De acordo com o governador, após a discussão com os gestores municipais e a regulamentação dos consórcios, a expectativa é iniciar as obras de dez policlínicas em dez polos regionais, ainda este ano. A proposta é que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante. O investimento estimado em cada policlínica será de R$ 12 milhões (construção e equipamentos), enquanto a manutenção gira em torno de R$ 700 mil por mês.

Foto: SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo