Prefeitura aplicará modelo educacional de Sobral, 1º lugar no Ideb | Prefeitura de Alagoinhas

Prefeitura aplicará modelo educacional de Sobral, 1º lugar no Ideb


29 de janeiro de 2019, 17:41

Dando continuidade aos avanços e visando o fortalecimento da Educação Básica no município, aconteceu, nesta terça-feira (29), o primeiro encontro entre a equipe da Secretaria de Educação (SEDUC) e representantes do Educar pra Valer, programa que visa prestar cooperação técnica nas áreas pedagógica e de gestão, tendo por base, os resultados referenciados na experiência da cidade cearense de Sobral, primeira colocada do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Na reunião, a coordenadora estadual do Educar pra Valer, Silvia Monteiro, apresentou o programa e explicou o passo a passo de como será desenvolvida a consultoria nos próximos quatro anos. “A intenção é que Alagoinhas crie seu próprio modelo de sucesso, que chegue a conquistar boas avaliações de larga escala que são aplicadas pelo país, e que consiga desenvolver bem o aprendizado das crianças”, afirma a consultora. “O Educar Pra Valer não traz fórmulas prontas, o que fazemos é potencializar os saberes da própria equipe das secretarias com palestras, formações e outras ferramentas que contribuam para que município consiga alcançar bons resultados”, completa Silvia Monteiro.

“Um dos critérios para participar do programa é que o prefeito tenha a Educação como prioridade e que a equipe gestora da Secretaria de Educação valorize a formação profissional continuada em serviço, o acompanhamento e o monitoramento do ensino e aprendizagem no município”, pontuou o secretário interino de Educação, Jean Afonso.

O Encontro Nacional do Programa Educar pra Valer ocorrerá em Sobral (CE), nos dias 07 e 08 de fevereiro e contará com a participações do prefeito Joaquim Neto, do Secretário de Educação, Tácio Lobo,  do Subsecretário de Educação, Jean Afonso e da diretoria pedagógica da SEDUC.

O programa

O Educar Pra Valer  é um programa da Associação Bem Comum, que conta com o apoio da Fundação Lemann. A iniciativa, liderada por Veveu Arruda (ex-prefeito de Sobral), existe para colaborar na melhoria da qualidade da educação pública com boas práticas de gestão pública. Atualmente, 25 cidades participam do programa, e segundo a Associação, o objetivo é que 50 sejam contempladas até 2020.

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.