Prefeitura apresenta balanço positivo do Outubro Rosa e anuncia novos investimentos na Atenção Integral à Saúde | Prefeitura de Alagoinhas

Prefeitura apresenta balanço positivo do Outubro Rosa e anuncia novos investimentos na Atenção Integral à Saúde


4 de novembro de 2019, 20:24

Com foco em sensibilizar a população para os cuidados à saúde e fortalecer a cobertura no município, a Prefeitura de Alagoinhas deu início, no mês de outubro, ao Programa Acelera Saúde. O Corujão da Saúde, com horário estendido nas unidades de saúde das zonas urbana e rural e os mutirões promovidos com o Momento M, ambas em referência à campanha Outubro Rosa, foram algumas das iniciativas que já foram executadas dentro desta agenda positiva. As ações contaram com apoio da Secretaria de Assistência Socia (SEMAS)l, por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres, com equipes do Centro de Referência em Atendimento à Mulher(CRAM).

Foto: Secom

Foto: Secom

Registrando uma marca histórica no município, entre os dias 10 e 31 de outubro, cerca de 7 mil atendimentos foram realizados gratuitamente pela rede municipal de saúde entre consultas médicas, procedimentos, preventivos, mamografias, ultrassonografias, agendamentos, vacinação, atendimento por psicólogos, dentistas, testes rápidos e outros serviços que levam acolhimento e cuidados.

Foto: Divulgação SESAU

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosania Rabelo, o intuito é fortalecer o serviço, ampliar o atendimento e facilitar o acesso da população aos profissionais da área. Ainda de acordo com a gestora da pasta, no mês de novembro também estão previstas ações voltadas para a atenção à Saúde do homem, em alusão ao Novembro Azul, caravanas da saúde nos bairros mais populosos da cidade, levando consultas médicas, odontológicas, exames e procedimentos gratuitos à população.

Foto: Secom

Foto: Secom

O prefeito Joaquim Neto, que acompanhou de perto quase todos os atendimentos nas unidades, ressaltou o resultado positivo da campanha e anunciou novos investimentos que vêm para aperfeiçoar o trabalho e fortalecer o atendimento integral à população.“Após ter visitado praticamente todas as unidades de saúde com o Momento M e no Corujão da Saúde que ofereceu atendimento das 18h às 21h, uma ação que será repetida no mês de alerta à prevenção do câncer de próstata, tomamos a decisão de manter, de forma contínua, o atendimento em horários diferenciados nas unidades mais movimentadas, onde é demanda é muito grande, a exemplo da Riacho da Guia, que tem mais de 10 mil habitantes e a unidade de Alagoinhas Velha”, afirmou.

A ampliação das ações de prevenção e a detecção precoce do câncer de mama com a compra de um mamógrafo, a aquisição de mais quatro consultórios odontológicos para unidades de saúde do município e a ampliação do centro cirúrgico da Maternidade Municipal são outros investimentos na saúde anunciados pela prefeitura. “Avançamos de 60% de cobertura da Atenção Básica para 70% em quase três anos de governo e agora vamos ampliar a cobertura na saúde bucal, que ainda está em torno de 36% , já temos os recursos para a realização do exame mais preciso para detecção do câncer de mama, o que vai contribuir para reduzir de forma considerável a fila de espera, assim como a ampliação do número de leitos hospitalares para a realização cirurgias eletivas no município também é uma preocupação permanente nossa”,  informou Joaquim Neto.

Foto: Secom

 

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.