Na tarde da última quinta-feira, 23, o prefeito Paulo Cezar e o secretário interino de Agricultura Márcio Gomes estiveram na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador. Na oportunidade foram apresentadas demandas fundamentais para a população de Alagoinhas no que se referem à conclusão da fábrica de fécula de farinha de mandioca, melhoras na Central de Abastecimento e capacitação para os agricultores familiares.
Com relação à Central de Abastecimento, a Prefeitura solicitou 800 barracas padronizadas para modernização da local. Além disso, estiveram na pauta a disponibilização de cursos para capacitação de agricultores familiares para a produção de mandioca, citros, leite, horticultura e apicultura, e a garantia de assistência técnica, devido a extinção da EBDA.
Para o prefeito Paulo Cezar, o secretário da SDR Jerônimo Rodrigues foi bastante receptivo às demandas e ressaltou que vai priorizar a fábrica de fécula e da Central de Abastecimento. “Essas são demandas, estritamente, relacionadas à pasta. São questões que envolvem os homens do campo e os que eles produzem. Tenho convicção que nossos projetos ganharão força e que teremos as obras do Ponto do Beiju concluídas, além da padronização das barracas da Central”, pontuou o prefeito.
O secretário Jerônimo Rodrigues garantiu que o Ponto do Beiju é uma prioridade. “As demais, faremos uma avaliação dos projetos com nosso corpo técnico, mas são demandas factíveis de execução. A obra da Casa de Fécula está em andamento, temos que ver os aspectos jurídicos com relação a quem vai gerir a organização (associação) e ajustes técnicos na montagem dos equipamentos, pois a obra está de construção da estrutura física, faltando os equipamentos e acabamentos”, garantiu.
O apoio à Expo Alagoinhas 2015, que será realizada de 30/09 a 04/10 e a cessão de uso da estação de citricultura, para a implantação de pesquisas na área em parceria com entidades, universidades e a possível construção de uma escola técnica em Agropecuária, também foram discutidas. “São projetos importantes que, progressivamente, estamos colocando em prática. Esse apoio estadual é fundamental. Essa é uma secretaria criada exatamente para o ‘homem’ do campo”, ressaltou Márcio Gomes.
Ainda segundo o secretário municipal, o projeto para encaminhamento do curso de qualificação da agricultura familiar para fortalecimento das produções de mandioca, citros, horticultura, leite e apicultura e a aquisição de 800 barracas padronizadas para os comerciantes da Central de Abastecimento, sem dúvida, garantem o reordenamento desse local. “Organizando e qualificando a estrutura da Central, estamos fazendo um trabalho que permitirá mais qualidade aos que vendem e também aos consumidores”, finalizou.
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM