Instagram
Facebook
YouTube

Prefeitura de Alagoinhas entrega última remessa de próteses dentárias em 2025


19 de dezembro de 2025, 12:11

Nesta sexta-feira, 19, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Saúde, entregou a última remessa de próteses dentárias à população atendida no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Ao longo do ano, foram confeccionadas 909 peças, beneficiando 486 usuários.

Moradora de Boa União, Maria das Graças dos Santos contou que ficou sabendo da ação por meio da equipe da Unidade de Saúde e que resolveu participar porque a antiga prótese quebrou. “Em menos de um mês fiz a consulta, fiz o molde e agora estou aqui pegando a prótese nova. O sorriso deixa a gente mais segura, provoca bem-estar”, pontuou.

Já Divalda Gomes Fonseca relatou que passou 53 anos usando a mesma prótese e que sentiu que não tinha mais como permanecer utilizando o mesmo aparelho dentário. “Minha colega falou que tinha essa ajuda. Aqui no CEO fui bem atendida, e a recepção de todos foi muito gratificante. Hoje vim pegar minha prótese e agradeço por toda essa ajuda. Fiz a prova da prótese e foi tudo bem.”

Segundo a gerente do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Cristiane Moura, as demandas vêm das Unidades de Saúde da Família. “O fluxo de confecção das próteses está centrado no CEO 1. A saúde começa na boca, na relação com os alimentos, porque tudo está relacionado com a forma correta de mastigação. Essa ação eleva a autoestima das pessoas. Temos relatos de pacientes agradecendo pelas próteses, falando o quanto mudaram de vida, o quanto o sorriso contribuiu para que se sentissem mais inseridas na sociedade”, disse.

Segundo o cirurgião-dentista Edmilton Silva, além dos benefícios para a saúde, a prótese tem uma grande função estética, que influi no ânimo das pessoas. “Temos aqui relatos de pessoas que passaram 20, 30 anos sem colocar próteses, e quando a Prefeitura proporciona isso, vemos mudar a vida da pessoa”, enfatizou.

De acordo com André Pessoa, que também atua como cirurgião-dentista, antes da prótese ficar pronta, cada paciente realiza cerca de quatro encontros com o especialista, para verificar desde o molde até o tipo de prótese mais adequado. “Temos a moldagem, prova em cera e prova de mordida. Daí segue para a entrega, com ajustes e finalização. Respeitamos essas etapas e também fazemos as revisões. Ressaltamos que o tempo de vida útil de uma prótese total varia de cinco a oito anos, porque, ao longo do tempo, podem ocorrer desajustes e desgastes, entre outros”, concluiu o especialista.

Maria das Graças dos Santos
Edmilton Silva

Fotos: Secom Alagoinhas

 

 

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo