O Município de Alagoinhas e a Fundação Iraci Gama de Cultura – Figam – firmaram parceria voltada à realização de ações de preservação e valorização da cultura e história do município. O Termo de Fomento foi assinado nessa quarta-feira, 27, pelo prefeito Gustavo Carmo e o presidente da Fundação, Adelmo Ramos. Participaram do ato o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, João Henrique Paolilo, e a idealizadora e ex-presidente da Figam, professora Iraci Gama.
Com a parceria, R$ 248,2 mil serão destinados para a realização de ações de higienização e catalogação de acervo; melhorias na estrutura física da Figam; e medidas de proteção, contra vandalismo, das classes – vagões históricos doados a Alagoinhas pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), e que vão integrar o acervo do Museu Ferroviário da Bahia, localizado na Estação São Francisco. Os recursos empregados pelo município são provenientes de emenda coletiva da Câmara Municipal e de emendas individuais dos vereadores Juci Cardoso e Thor de Ninha.
O Termo de Fomento define metas para a Figam, como a realização de visitas guiadas ao museu, exposições temporárias e do projeto Memórias da Capoeiragem, que prevê a apresentação de dez grupos tradicionais de capoeira de Alagoinhas, um a cada sábado, em datas a serem definidas e com registro em audiovisual.
“Agradeço ao prefeito Gustavo Carmo por esse ato e reitero que a Fundação continua lutando para manter e enaltecer a cultura de Alagoinhas. Hoje, nosso principal objetivo é atrair a população para que nos visite e, desta forma, disseminar tudo o que a nossa cidade representa para a região e para a Bahia. Neste contexto, o apoio do Município nos fortalece, para que possamos realizar novas ações”, afirma o presidente Adelmo Ramos.
“O termo de fomento é um instrumento que nos permite recursos para a manutenção da Fundação e seu trabalho de atendimento aos estudantes, de pesquisa, do espaço de artes e de memória com objetos da ferrovia e da história da cidade, para que nossos visitantes tenham uma visão geral de Alagoinhas. Mas nós precisamos ter pessoal para limpar, arrumar, pesquisar, orientar os estudos, recepcionar quem nos visita. O recurso que chega por meio desse Termo de Fomento é fundamental para ajudar a Figam na condução desse trabalho”, diz a professora Iraci Gama.
O prefeito Gustavo Carmo destaca a importância do apoio à Fundação. “Preservar a história e a cultura do nosso município não é somente guardar objetos ou registrar datas; é construir a nossa identidade coletiva. Valorizar instituições como a Figam representa uma conexão ao passado para orientar o futuro. Desta forma, também fortalecemos o senso de pertencimento de cada cidadão, reforçamos orgulho de onde viemos e a confiança diante de tudo o que podemos avançar daqui pra frente”, avalia o gestor.
João Henrique Paolilo reforça a importância da participação da sociedade – principalmente dos estudantes – neste processo de valorização. “Visitar museus, arquivos, monumentos e exposições permite que as novas gerações vivenciem a história de forma viva, questionem, aprendam e se reconheçam como parte de uma trajetória maior. O contato direto com acervos, relatos e espaços de memória transforma curiosidade em conhecimento, e conhecimento em responsabilidade cívica e compromisso com o futuro da nossa cidade”, comenta o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo.