Prefeitura enfoca a importância da sustentabilidade em 3º Fórum de Meio Ambiente

17 de setembro de 2019, 17:05

Propor um momento para discutir a importância da sustentabilidade ambiental para a sobrevivência da presente e futuras gerações e construir novas formas de pensar o papel de cada um são alguns dos objetivos do 3º Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento (SEDEA), em Parceria com o Conselho de Meio Ambiente (CONDEMA). A abertura dos trabalhos aconteceu na noite desta segunda-feira(16), no Centro de Cultura.

Foto: Roberto Fonseca

“Tecnologia Limpa”, “Agroclimatologia e adubação”, “Gestão Organizacional e Sustentável”, além de ponderações sobre fontes renováveis de energia, recuperação de áreas degradadas e preservação ambiental são alguns dos temas em pauta durante o evento, que acontece até esta quarta-feira(18).

Ao lado do gestor da pasta, Edésio Cardoso, o prefeito Joaquim Neto reforçou o compromisso da Prefeitura de Alagoinhas com o meio ambiente e lembrou do aguerrido trabalho realizado pela SEDEA e diversos outros setores da administração municipal nesta área“ O Fórum tem o objetivo de transformar desafios em oportunidades, por meio de ações que envolvem toda a população. Precisamos nos desenvolver socioeconomicamente, mas os nossos recursos ambientais precisam ser protegidos”, frisou o prefeito.

Foto: Roberto Fonseca

O secretário Edésio Cardoso lembrou que as duas últimas edições do fórum impulsionaram diversos avanços na área ambiental no município, a exemplo do plantio de mudas com foco na recuperação de áreas degradadas e na conservação de áreas verdes e o desenvolvimento de projetos de educação ambiental junto a escolas municipais. “Em 2017, pensamos num espaço mais amplo de diálogo para a construção conjunta”, explica. Em novembro do ano passado, o programa Alagoinhas 3+, idealizado pela SEDEA, foi destaque no maior encontro sobre Arboricultura e Meio Ambiente do Nordeste e, em maio deste ano, a experiência de Alagoinhas com o projeto “Floresta Escola” foi apresentada em um encontro na Universidade Federal de Santa Catarina.

Foto: Roberto Fonseca

No encontro também estiveram presentes a representante do CONDEMA, Jéssica Freitas, o diretor municipal de Meio Ambiente, Renan Ferreira,  o representante do Corpo Técnico de Fiscalização da SEDEA, Cleiton Gabriel, a a diretora administrativa da Fundação Anjos de Quatro Patas, Ivanildes Andrade. A palestra de abertura foi ministrada pelo engenheiro ambiental e subsecretário da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência  de Salvador (SECIS), João Resch, que discorreu sobre os projetos  e experiências exitosas nas área de sustentabilidade ambiental, na capital baiana.

Foto: Roberto Fonseca

A abertura contou, ainda, com apresentação de dança e desfile com roupas feitas com materiais recicláveis realizados por alunos da Escola Municipal Santa Terezinha.