Amenizar as consequências dos mosquitos na estação mais quente do ano. Essa é a proposta da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) e o grupo Helix Construções. Uma parceria firmada entre as duas instituições vai proporcionar o tratamento de seis lagoas na cidade com produto biológico que é indicado para o combate das larvas de Culex (pernilongos), Anopheles (mosquito-prego), Aedes Aegypti (dengue) e Chikungunya.
O produto, que ficará sobre responsabilidade da empresa a compra e aplicação, é o Larvicida Biológico Killarv Bs, que tem como mecanismo de ação a eliminação das larvas dos mosquitos em algumas horas após a aplicação. É válido ressaltar que o produto não afeta os ecossistemas terrestres e aquáticos. A aplicação é feita através da diluição do produto em água e depois aplicando nas lagoas.
O tratamento será realizado nas seguintes lagoas: Cavada, Feiticeira, Mato, Jeremias, Fonte dos Padres e Rio Catu. Os trabalhos começam já na segunda quinzena de janeiro (previsão para dia 14 ou 15). A SEDEA fará o acompanhamento da aplicação dos produtos. “A empresa nos propôs a aplicação desse material. Fizemos uma avaliação técnica e concluímos que vai beneficiar toda a população da cidade. Foi fundamental verificar que não afeta os ecossistemas”, disse o secretário da pasta Rannyery Miranda.
Mecanismos de ação e vantagens
As larvas ingerem a bactéria aplicada na água, em minutos a toxina se une a receptores presentes no intestino da larva, depois de algumas horas a larva sofre uma paralisia e o intestino é destruído.
As vantagens são que o produto não polui o meio ambiente, não apresenta toxicidade às plantas e pode ser associado a outros métodos de controle.
Foto: Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM