Prefeitura inaugura 1ª etapa de requalificação da Biblioteca Municipal Maria Feijó

13 de agosto de 2020, 23:10

A Prefeitura inaugurou, na última quinta-feira (13), em ato simbólico sem a presença de público, a 1ª etapa de requalificação da Biblioteca Municipal Maria Feijó, no centro da cidade. O espaço, onde funcionou, por mais de duas décadas, a Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas, passou por readequações, com revisão elétrica, tubulação, confecção de sumidouro, escoamento estrutural da marquise, restauração do piso emborrachado, reposição do friso de alumínio, revisão das portas e esquadrias, basculantes de alumínio e vidro, operação hidráulica, reforma dos banheiros, pintura do prédio, foyer do primeiro pavimento, letreiro e iluminação em LED das instalações.

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), responsável pela iniciativa, a 1ª etapa de obras, concluída e entregue, faz parte do investimento fundamental que reconhece a importância da memória, da cultura, e da história, para formações identitárias e para o desenvolvimento.

“A Faculdade funcionou aqui de 1973 até 1994. Foram 21 anos de educação e arte, e é um propósito do governo Joaquim Neto recuperar todo esse espaço para devolver à comunidade dos artistas. Como o recurso é grande, fizemos por etapas. No 1° momento, houve a reforma da parte térrea e do foyer, mas já estamos com o planejamento pronto para começar a 2ª etapa, que é a reforma do auditório, onde nós temos um palco com possibilidade de apresentações de dança, música, teatro, artes plásticas, exposições, lançamento de livros, recitais. Esse é um espaço artístico que esperamos devolver à comunidade”, ressaltou a vice-prefeita do município, Iraci Gama.

O Chefe do Executivo Municipal, Joaquim Neto, reforçou a importância da entrega dessa 1ª fase de obras e relembrou o tempo de menino, criado pela mãe, educadora, que também passou pela Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas. “É um espaço que faz parte da história da nossa cidade. Devíamos à população de Alagoinhas entregar esse prédio que encontramos depredado, em situação de abandono. Me criei passando por aqui e é muito justo que Alagoinhas tenha de volta esse equipamento, esse espaço cultural e educativo”, afirmou o prefeito.

O intuito, segundo a SECET, é que a 2ª etapa das obras seja concluída ainda este ano, para entrega total do espaço requalificado à população. De acordo com o secretário municipal de cultura, esporte e turismo, Afrânio Góes, foram investidos, na primeira fase, quase R$ 200 mil reais.

O prédio histórico, que é biblioteca, foi Faculdade e hoje carrega, consigo, o nome da escritora alagoinhense Maria Feijó, membro da Academia Castro Alves de Letras, abriga também o Conselho Municipal de Cultura e, a partir de agora, conta ainda com um espaço colaborativo: o 1° coworking público da cidade, inaugurado no mesmo dia em que foram entregues as instalações da 1ª fase de requalificação do local.

Segundo o diretor de cultura do município, Edson Carneiro, que acompanhou de perto a transformação e viu, pela manhã, o ambiente reformado mesclar livros, documentos, história e inovação, com a entrega também do Espaço Colaborar, no mesmo prédio, salientou que, congregando o que se tem hoje, de mais atual, em termos de inovação, tecnologia e cultura colaborativa ao que se tem de mais valioso em termos históricos, da memória coletiva, Alagoinhas mantém a tradição de avanço com o ensino e o desenvolvimento. “Toda a história da cultura alagoinhense saiu daqui”, finalizou Carneiro.

Confira as imagens: