Prefeitura já entregou mais de 2.600 cestas básicas a famílias afetadas pela pandemia

14 de julho de 2020, 19:35

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), ampliou o programa de concessão do benefício da cesta básica para contemplar famílias que foram afetadas, financeiramente, com as restrições de atividades econômicas.

Foto: Roberto Fonseca

Em um primeiro momento, foram atendidos mototaxistas, motoristas de aplicativos, motoristas de transporte escolar, motoristas de transportes alternativos e músicos. Nesta segunda (13) e terça (14), 500 cestas foram entregues a garçons e taxistas,  totalizando mais de 2.600 kits de alimentos distribuídos, até agora, pela SEMAS,  a pessoas que se enquadram nos perfis de vulnerabilidade social.

Critérios

O benefício eventual da cesta básica é concedido por meio de requerimento, e o interessado precisa atender aos critérios para a concessão de benefícios eventuais no município, estabelecidos por meio de Resolução do Conselho Municipal de Assistência Social:  vulnerabilidade econômica, família com renda de até ¼ de salário mínimo por pessoa, ser eleitor de Alagoinhas, possuir Número de Identificação Social (NIS) e residir no município.

A solicitação por outras pessoas com famílias em risco social ou que ficaram sem renda devido às medidas de enfrentamento ao Covid-19, e que não estão entre as categorias citadas, está sendo feita exclusivamente nas sedes dos quatros CRAS do município. Para evitar aglomerações, a SEMAS ressalta que apenas uma pessoa da família deve se dirigir ao CRAS para preencher o requerimento.

No ato de preenchimento da solicitação, o interessado deve apresentar, além do número do NIS, documentos originais do RG, CPF e Comprovante de Residência no município.

A SEMAS informa, ainda, que para as pessoas que tiverem o requerimento aprovado e que tenham feito a solicitação nos CRAS, a entrega será feita em domicílio, pelas equipes da secretaria, não sendo necessário, portanto,  se deslocar à sede da SEMAS ou ao CRAS para receber a cesta.

Foto: Roberto Fonseca