Prefeitura promove capacitação sobre conceitos e atribuições relacionadas ao Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA)

15 de agosto de 2018, 21:25

Pode parecer burocrático para quem não trabalha com dados, sistemas e procedimentos de auditoria, mas, para garantir a regularidade de atividades referentes à gestão e a transparência das ações, em cumprimento com os exercícios das atividades fiscalizatórias, as prefeituras, câmaras e autarquias precisam registrar seus dados pelo Sistema Integrado de Gestão e Auditoria, que opera na competência do Tribunal de Contas.

O SIGA – como é chamado – tem resolução própria, com prazos específicos para municípios. A falta de cumprimento a essas medidas pode gerar multas para o gestor e, em casos mais graves, até a rejeição da conta.

Foi buscando atender à necessidade de inserção de dados completos no sistema e de compartilhar o diagnóstico com os servidores públicos do município, que a Prefeitura, através da Controladoria Municipal (COGER), realizou, nesta quarta-feira (15), uma capacitação do SIGA, sobre conceitos e atribuições relacionados ao sistema.

A atividade contou com a participação de funcionários da prefeitura, de controladores convidados e de consultores, que contribuíram para o diálogo e para as indicações técnicas.

Foto: Marcela Souza

“Na verdade, a intenção desse encontro hoje foi compartilhar o diagnóstico com os servidores e convidados. Como a gente tratou aqui, a falta de conhecimento do manual como um todo ou simplesmente não inserir dados que não são taxados como obrigatórios dentro do SIGA podem ocasionar notificações mensais e anuais que podemos evitar. Também tivemos a intenção de aproximar o servidor para que ele se envolva e saiba que pode contar com o controle interno, com total apoio para sanar as pendências”, explicou a controladora geral do município, Leila Carla Vila Flor.

Para Marcelo Lopes dos Santos, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que participou da capacitação, a iniciativa trouxe respostas importantes no que tange à plataforma. “A gente tem contato diário com o SIGA e surgem muitas dúvidas, muitas perguntas. Viemos aqui buscar soluções para estes problemas e, de certa forma, dinamizar o nosso trabalho na autarquia”, pontuou.

Segundo ele, o destaque foi a videoconferência realizada durante a tarde, entre a COGER e o Tribunal de Contas. “A participação interativa do pessoal do Tribunal foi um destaque, porque ele trouxe, na prática, como a gente deve trabalhar, como a gente deve proceder. Foi muito elucidativo”, elencou o servidor.

O intuito, de acordo com a controladora geral, é que essa aproximação gere um impacto positivo no momento em que os servidores forem inserir os dados no SIGA.

Foto: Marcela Souza

Denis Tadeu dos Santos, controlador interno da prefeitura de Paripiringa, participou como convidado e avaliou positivamente a iniciativa. “A atividade de hoje faz com que a gente tenha a Controladoria de Alagoinhas como referência. Nós buscamos assimilar, entender a dinâmica, o dia a dia, o modo como se dá o processo que muitas vezes é inédito para uma cidade pequena, do interior. Aproveitamos para ampliar esse leque de contatos. Percebemos a importância de, cada vez mais, nos relacionarmos para compartilhar experiências e conhecimentos”, afirmou.

A COGER informou que deve promover novos encontros e comunicou que já tem um calendário de capacitações planejado até o final de dezembro. A próxima palestra, que terá como tema “Termos de Referência”, será ministrada no dia 22 de agosto.

COGER - SIGA

Álbum de fotos: Roberto Fonseca