Prefeitura promove homenagem aos feirantes com programação no IF Baiano

28 de agosto de 2018, 16:26

Com uma programação de palestras em homenagem ao Dia do Feirante, comemorado no último sábado, 25 de agosto, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura (SEMAG), reuniu, nesta terça-feira (28), representantes da esfera pública, parceiros da iniciativa privada e feirantes da Central de Abastecimento para discutir melhorias, falar sobre o reconhecimento dos profissionais, apresentar os planos de reforma dos setores e agregar experiências que possam contribuir para o desenvolvimento dos pontos de comercialização na feira.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas é importante ressaltar que, embora precisemos de reformas significativas, temos feito um conjunto de pequenas ações que, integradas, mudam o ambiente de trabalho de muitos feirantes. Quando assumimos a Central, encontramos todo o espaço em um estado de deterioração muito grande. É um desafio diário, mas temos nos empenhado para trazer soluções efetivas ao trabalhador. Queria enfatizar também que já conversamos com o prefeito e que temos feito o orçamento para trocar todo o piso do galpão principal e substituí-lo por um piso de alta resistência”, afirmou Geraldo Almeida, secretário responsável pela pasta.

Desde que assumiu o setor, a Secretaria de Agricultura fez a desobstrução de sarjetas, a substituição de calhas, a eliminação de vazamentos, a recuperação de portões, a revisão parcial da rede elétrica, a substituição de 200 lâmpadas para iluminação, o reforço na segurança e o controle dos portões, que passaram a obedecer ao regulamento e ao horário de funcionamento do local.

“Não são ações gigantescas, mas são pequenas mudanças que, juntas, alteram completamente a dinâmica de trabalho de milhares de feirantes”, disse Geraldo Almeida.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

Além da explanação do secretário, o evento desta terça-feira contou com um culto ecumênico e com palestras do SEBRAE, do CREDIBAHIA e do IF BAIANO direcionadas aos feirantes.

O SEBRAE orientou os participantes sobre a formalização de quem deseja se tornar um microempreendedor individual (MEI) e o professor Henrique Reis Sereno, do IF Baiano, comentou sobre a importância da manipulação de alimentos na garantia da segurança alimentar.

No que tange ao crédito especial para feirantes, Paula Almeida, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), explicou sobre as linhas de crédito, as taxas de juros e os procedimentos necessários para o trabalhador que deseja começar a investir no próprio negócio. “É a Prefeitura trabalhando para fomentar o empreendedorismo. A SEDEA aproveita a oportunidade para convidar os participantes para as oficinas de qualificação profissional do PREPARE-SE. Estamos trazendo também a notícia da sala do empreendedor, que vai favorecer o desenvolvimento dos negócios na região. Nosso intuito é criar uma grande rede de relacionamentos e convidar o feirante para fazer parte disso”, pontuou a subsecretária da SEDEA, Jaldice Nunes.

O secretário de Desenvolvimento, José Edésio Cardoso, enfatizou também que, no que se refere aos incentivos ao produtor do campo, a SEDEA tem trabalhado de forma integrada às outras secretarias. Segundo ele, o prefeito Joaquim Neto já assinou o contrato de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que prevê a remuneração (financeira ou por serviço) a produtores rurais que adotem práticas sustentáveis de preservação ambiental na sua propriedade, em uma ação inédita na história da cidade e pioneira entre as iniciativas brasileiras. “O plano estabelece uma parceria com o homem do campo, o pequeno e médio produtor, com resultados efetivos para o desenvolvimento do município”, destacou.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

A secretária de Cultura e vice-prefeita do município, Iraci Gama, falou sobre a importância dos feirantes para o abastecimento do município e do respeito a esses profissionais que resistem, na contramão do produto industrializado ou das grandes filas de supermercado, apostando na qualidade e no frescor da mercadoria que comercializam diretamente ao consumidor. “Não fosse aquele que vende, certamente não teríamos um produto de qualidade para comer. É com reconhecimento a esse trabalho e a importância dessas pessoas que gostaríamos de parabenizar todos os feirantes da nossa cidade”, explanou.

A professora ressaltou ainda a preocupação da gestão em garantir melhorias para a Central de Abastecimento. Participaram da mesa de abertura, além da vice-prefeita e do secretário de agricultura, o presidente da Câmara, Roberto Torres, o vereador Ozeas Menezes, José Linaldo, da UARA, Renato Mascarenhas, diretor do IF Baiano e Benedito Vieira, do Sicomércio.

Também estiveram presentes os vereadores Jorge da Farinha e Juracy Nascimento, o diretor da Central, Osvaldo Cruz, e representantes da SEDEA e da SEMAG.

Foto: Roberto Fonseca/SECOM

A Secretaria de Agricultura informou que já existe um recurso aprovado na Caixa Econômica Federal da ordem de 3 milhões de reais aguardando a licitação para que se inicie a requalificação completa do mercado popular de confecções da Central de Abastecimento. “É mais uma, entre as ações que temos planejado para continuar trazendo melhorias aos feirantes”, garantiu Geraldo Almeida.

O evento foi realizado no IF Baiano e a programação começou às 8h, com sorteio de brindes antes do encerramento.

SEMAG - DIA DO FEIRANTE

Álbum de fotos: Roberto Fonseca