Prefeitura promove reunião para discutir programação da 1ª Feira Rural de Alagoinhas

4 de maio de 2018, 20:19

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), promoveu, nesta sexta-feira (4), uma reunião informal entre empresários do setor agropecuário e representantes de instâncias municipais para debater sobre a programação da 1ª Feira Rural de Alagoinhas, que será realizada nos dias 7 e 8 de julho.

O evento, que acontece no Parque de Exposições, vai contar com uma Copa de Marcha de Cavalos Campolina, e a premiação prevista é de até R$ 4500 reais para o vencedor.

De acordo com o secretário de agricultura, Geraldo Almeida, a proposta partiu de um criador de cavalos campolina, que idealizou a realização de uma Copa de Marcha de cavalos no município. “A partir disso, agregamos projetos e pensamos na realização de uma feira de animais com comercialização de bovinos. Pretendemos levar também criadores de caprinos e ovinos, e gostaríamos de convocar a população para o evento, que contará também com outras atividades, inclusive para crianças”, pontuou.

A SEMAG informou ainda que deve ser promovida uma “Copa Kids”, com oficina de Marcha para crianças até 10 anos de idade. Na reunião, estiveram presentes o presidente da Associação de Criadores de Campolina da Bahia, Nilton dos Anjos, a criadora de campolina e secretária da associação, Lúcia Miranda, o representante do grupo de gado Girolanda de Alagoinhas, Marinaldo Rocha, o veterinário Rafael Noronha e o criador de campolina Fabrizio Fiscina.

Para o Secretário de Agricultura, a iniciativa contribui para movimentar a economia local. “Como se trata de uma feira também de animais, ela tem uma importância econômica, porque vai gerar negócios, vendas. E, como virão criadores de fora, isso contribui para movimentar a rede de hotelaria, comércio e restaurantes. A feira também atende ao propósito da prefeitura de tornar o parque de exposições um centro de negócios agropecuários e de eventos ao longo do ano. Durante as gestões anteriores, o parque funcionava apenas durante a exposição e ficava parado durante todos os outros meses, sem utilidade, em estado de abandono. Hoje, a Copa faz parte do nosso projeto de tornar o local um centro dinâmico de eventos, compondo o calendário estabelecido para uso contínuo do parque de exposições e somando-se às corridas de cavalo, ao rally de veículos 4×4, à Expoalagoinhas, em novembro, programados para este ano”, enfatizou Geraldo Almeida.

Segundo o empresário Nilton dos Anjos, além de 1ª Feira Rural, o evento vai demarcar a terceira etapa da Copa de Marcha Campolina Bahia. “Os proprietários trazem seus animais para disputas nas categorias, macho e fêmea separados, e um jurado da Associação Nacional avalia a melhor marcha em estilo, adestramento e conforto de cada batida”, explicou o criador de cavalos campolina.

Os interessados em participar poderão fazer a inscrição a partir do próximo mês e a Secretaria de Agricultura comunicou que deve trazer um jurado de Minas Gerais para a Copa de Marcha da Feira. A programação completa será divulgada em junho.