Prefeitura realiza cerimônia para assinatura do termo de posse dos novos gestores eleitos das escolas municipais de Alagoinhas | Prefeitura de Alagoinhas

Prefeitura realiza cerimônia para assinatura do termo de posse dos novos gestores eleitos das escolas municipais de Alagoinhas


8 de fevereiro de 2018, 18:14

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), realizou ontem (7) a assinatura do termo de posse dos gestores eleitos democraticamente para os cargos de diretor e vice-diretor das escolas municipais de Alagoinhas.

O voto que elegeu os novos gestores partiu de alunos acima de 12 anos, pais, responsáveis legais, professores, coordenadores pedagógicos e funcionários em um processo de votação realizado nos dias 24 e 25 de janeiro entre as 79 unidades escolares da zona urbana e rural.

“Na verdade, Alagoinhas sai na frente, diferente de muitos municípios, até maiores que a nossa cidade, que ainda não fazem uma eleição direta de diretores e vice-diretores”, destacou o Secretário de Educação, Fabrício Faro. Segundo ele, o evento consolida o processo democrático que tem por base o fortalecimento da gestão escolar e o incentivo à participação da comunidade.

“O fato de nós podermos escolher quem vai dirigir a escola torna-se muito importante, porque a responsabilidade acaba sendo de todos, não apenas da gestão. É o sentimento do grupo, e não o sentimento apenas de uma pessoa ou da Secretaria que indica alguém que talvez nem conheça a nossa realidade, que talvez nem saiba lidar com aquela situação”, comentou a diretora Simone Silva Santos Alves, eleita como gestora da Escola Creche Rosário da Caridade.

Para a também diretora eleita Barbara Consuelo, da Escola Municipal Pedro Furtado, a importância do processo está na gestão participativa. “Antigamente, a gente via que um diretor fazia o plano dele, mostrava para os professores, e hoje em dia os pais estão cobrando mais da gente. Isso é muito bom”, pontuou.

Na opinião de Nadja Santos, que atua na escola Professora Luzia Margarida Pinto, da zona rural, o principal desafio, a partir de agora, é “resgatar o trabalho de ensino, trazer de volta os alunos e buscar melhorias para a escola e para a comunidade”.

Para que pudessem participar da eleição e chegassem à assinatura da posse, com novos desafios e projetos em mente, entretanto, os professores e coordenadores pedagógicos passaram por um curso de gestores e participaram de uma avaliação. O processo faz parte do Decreto 4.739/2017, que regulamenta as atribuições legais para o exercício da função nas escolas de Alagoinhas.

“Eu acho que, ultimamente, a secretaria de Educação está promovendo esses cursos e, na verdade, acaba fazendo com que o gestor tenha mais recursos, mais habilidades, para se formar melhor. A partir do momento que você tem a informação ao seu lado e você busca, eu acho que é um passo `a frente para você melhorar a educação do município. Os recursos hoje empregados na educação fazem com que a gente acredite numa possibilidade melhor”, ressaltou a gestora eleita para a Escola Municipal Ministro Marco Maciel, Ilza Azevedo dos Santos.

Segundo o prefeito Joaquim Neto, alcançar melhorias para o ensino-aprendizagem das escolas municipais é o principal objetivo das ações desenvolvidas. “Vamos melhorar o desempenho no IDEB”, afirmou. E completou, “Os pais, mães, colocam os filhos na escola com interesse de um dia ver seu filho progredir na vida, e através da Educação isso é possível, então fico muito entusiasmado em ver a Educação da nossa cidade progredindo”.

O gestor também enfatizou a importância desses profissionais para o município e disse que a participação da comunidade é fundamental para a construção de novos rumos para o setor. “Minha mãe era uma educadora, professora de primeiro grau, depois de segundo grau, foi coordenadora também, diretora, vice-diretora, então fico muito orgulhoso ao ver que Alagoinhas está nesse processo democrático em que as pessoas possam escolher os seus diretores e vice-diretores”, declarou.

Para Fabrício Faro, a transformação já começou. “Tem uma frase que diz bem assim ‘a escola tem a cara do seu diretor’. Eu acredito que, com esse apoio que a SEDUC vai dar a nível de formação, o apoio logístico e administrativo, o diretor consiga fazer com que a escola tenha a cara dele, uma cara de responsabilidade, de ética, de compromisso, para que realmente os nossos alunos, que precisam da gente, tenham um aprendizado de qualidade, com a redução dos índices de evasão e com um ambiente escolar que se concretize como uma extensão da casa deles”, finalizou o Secretário de Educação.

Das 79 unidades escolares existentes no município, 7 devem permanecer até março com gestores “pro tempore”, que permanecerão no cargo provisoriamente até 2 de abril, quando deve ser divulgada a posse dos novos representantes eleitos. De acordo com a SEDUC, isso aconteceu porque essas unidades não apresentaram chapas durante o processo. O Secretário garantiu que, para a escolha dos gestores dessas escolas, deve funcionar o mesmo processo democrático de votação da comunidade escolar.

POSSE DOS DIRETORES E VICE-DIRETORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

POSSE DOS DIRETORES E VICE-DIRETORES

JURAMENTO DIRETORES E VICE-DIRETORES SEDUC – ALAGOINHAS

“PROMETO EXERCER AS FUNÇÕES INERENTES AO CARGO DE GESTOR ESCOLAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, A MIM CONFIADAS PELA COMUNIDADE ESCOLAR, ATRAVÉS DE ELEIÇÃO DIRETA, NA FIEL OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA ÉTICA, DA HONESTIDADE, DA IMPESSOALIDADE E DA TRANSPARÊNCIA.
PROMETO TAMBÉM, NO EXERCÍCIO DESSAS FUNÇÕES, HONRAR O COMPROMISSO COM A MISSÃO INSTITUCIONAL, GARANTINDO, COMO ESCOLA PÚBLICA, OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO, DO RESPEITO À DIVERSIDADE E DA PROMOÇÃO DA CIDADANIA.
PROMETO CUMPRIR COM FIDELIDADE, O ESTATUTO DO SERVIDOR MUNICIPAL E REGIMENTO INTERNO DA SEDUC, AS LEIS DO ESTADO DA BAHIA E DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”.

 

 

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