A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, em parceria com a Comissão interinstitucional de mobilização, prevenção e controle da dengue, febre chikungunya e zika vírus, realiza nos dias 12, 13 e 14 de março o Faxinaço. Esta ação tem o objetivo de orientar a sociedade de que as endemias relacionadas ao Aedes aegypti é um problema de responsabilidade coletiva. Por tanto é preciso unir forças e buscar estratégias para engajar a população na luta permanente contra o mosquito transmissor.
A prefeitura fará o mutirão retirando todo o material que pode acumular água, sendo realizadas as orientações necessárias e, mesmo assim, essas ações não viram rotina em todas as casas. Nessa perspectiva, conforme informações da secretaria, é recomendado que os moradores observassem os objetos que possam acumular água nos quintais e os retirem, colocando-os nas ruas, nelas o maquinário fará seu trajeto. O órgão ainda salienta que os imóveis residenciais são responsáveis pela maioria dos criadouros do mosquito.
O primeiro dia de Faxinaço acontece nesta terça-feira (13) às 8h com concentração na Praça Hugo Dantas Luna, no Barreiro de Cima. Os agentes de endemias e agentes comunitários visitaram o local distribuindo sacos e passaram mensagens educativas aos moradores, preparando a população para a ação posterior. No segundo dia as equipes devem se concentrar no Cruzeirinho Santo Antônio, também às 8h.
CONFIRA ROTEIRO DO FAXINAÇO:
| RUA ANTONIO VALVERDE |
| PRAÇA HUGO DANTAS LUNA |
| RUA FRANCISCO CERQUEIRA |
| RUA SERRINHA |
| RUA SÃO SEBASTIÃO |
| RUA MÃE HELENA |
| RUA DO EUCALIPTO |
| RUA 21 DE SETEMBRO |
| RUA AURELIO CARVALHO DA SILVA |
| RUA SANTO ANTONIO |
| RUA DOM AVELAR BRANDÃO VILELA |
| RUA SANTO ANTONIO |
| RUA SANTA MARIA |
| RUA SÃO GABRIEL |
| TRAVESSA SANTA CRISTINA |
| RUA MÃE CIRILA |
| RUA MANOEL VITORINO |
| RUA SANTO ANTONIO |
