Prefeitura solicita Cessão de uso da Casa do Boi Encantado

7 de maio de 2015, 16:00

O prefeito Paulo Cezar junto com os secretários municipais de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) Roberto Costa, Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN) Sônia Fontes e a presidente do Conselho de Cultura de Alagoinhas Iraci Gama foram solicitar ao secretário de cultura do Estado, Jorge Portugal, a renovação da cessão de uso do antigo matadouro da cidade onde está instalado a Casa do Boi Encantado.

Segundo o secretário estadual, as solicitações feitas pelo gestor municipal de Alagoinhas, são passíveis de atendimento. “Como bem disse, o prefeito Paulo Cezar não veio me pedir o que eu não tenho: orçamento. Alagoinhas é uma comunidade cultural pulsante. É isso que a gente quer ver e quando um prefeito assume essa liderança, isso fica melhor ainda”. Para o secretário, essa iniciativa deveria ser seguida por outros gestores. “Que outros prefeitos abracem a Cultura como fator de transformação social”, disse.

casa do boi encantado2

Na oportunidade, projetos para o monumento da Igreja Inacabada e Fundação Iraci Gama também foram discutidos. O prefeito Paulo Cezar avaliou como positiva a visita. “Viemos tratar de pontos preponderantes para a nossa cultura e esperamos que o secretário possa atender o quanto antes”, declarou.

Em 2010, a cidade de Alagoinhas foi incluída como cidade história pelo Ministério da Cultura. Frente a sua importância para o estado, a presidente do Conselho de Cultura Iraci Gama acredita em resultados favoráveis.

casa do boi encantado3

“O secretário vai enviar dois técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) para avaliar a estrutura da Igreja inacabada e ver o que pode ser feito para valorização deste local. Jorge Portugal é sensível às questões culturais do Estado”, finalizou.

Fotos: Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação