Instagram
Facebook
YouTube

PROCON Alagoinhas dá dicas de como evitar transtornos nas compras para o Dia das Mães


5 de maio de 2023, 16:46

 

O Dia das Mães é considerada a segunda data mais importante para o comércio durante todo o ano ano, sendo uma ótima oportunidade  para as empresas aumentarem suas vendas e fidelizarem novos clientes. No entanto, na hora das compras é preciso que o consumidor tenha cautela e atenção. Para evitar prejuízos, o PROCON Alagoinhas divulga dicas essenciais e alertas para os consumidores do município. Confira:

Exija nota fiscal:

Todo consumidor deve exigir a nota fiscal, pois ela é fundamental para resguardar seus direitos, em caso de problemas, preservando as garantias com relação à compra, inclusive quanto a trocas ou devolução de mercadorias em caso de defeito (vício).

Troca do presente:

Muita atenção! A loja não é obrigada a trocar o produto se ele não apresentar defeito (vício), nem mesmo sendo presente. No entanto, cada loja possui sua política de troca, importante verificar no ato da compra.

Em caso de defeito (vício) no produto, o consumidor tem a garantia legal e poderá exigir a sua aplicação.

Compras pela Internet:

Deve-se ter cuidado e verificar a credibilidade da empresa e os sites com selos contendo “internet segura” e “site seguro”, constando um ícone de um cadeado na parte superior ao lado no nome. Importante também pesquisar em sites de busca, informações sobre a empresa (Reclame Aqui) e se a loja informa seu CNPJ, além de seus canais de contato, como endereço, telefone ou e-mail.

Atenção aos rótulos:

Os perfumes nacionais ou importados devem ter as informações da embalagem em língua portuguesa.

Compras on-line

Nas compras efetuadas à distância – por meio de internet, telefone e catálogos – o consumidor terá direito a 7 dias para se arrepender, pedir o cancelamento e a devolução dos valores pagos, inclusive do frete, se houver. Não é necessário justificar o arrependimento. Salve em seu computador todos os detalhes da compra, tais registros são importantes para eventuais reclamações posteriores.

Em caso de dúvidas, procure o Procon!

Para mais informações ou esclarecimentos o cidadão pode procurar o Procon Alagoinhas, no (75) 3422-8600 ou ir presencialmente ao Centro Municipal de Atendimento ao Contribuinte (CMAC), no Shopping Laguna.

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo