Os professores do Ensino Fundamental da rede municipal de Alagoinhas participaram, nesta terça-feira, 14, do encerramento do Projeto de Formação em Robótica. O evento aconteceu no auditório da Pastoral do Menor, no bairro Teresópolis.
Com carga horária de 32 horas, o curso buscou promover o desenvolvimento do pensamento computacional por meio da abordagem Steam, que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A robótica, nesse contexto, surge como uma ferramenta pedagógica versátil, capaz de transformar a experiência de ensino e aprendizagem.
A iniciativa, que é resultado de um termo de cooperação assinado entre a indústria Ardagh Metal Packaging, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Prefeitura Municipal, tem o objetivo de capacitar educadores para o uso da robótica educacional em sala de aula. O projeto é patrocinado pela Ardagh e executado pelo Sesi, que elaborou o material didático e conduziu a formação. As unidades escolares participantes do projeto receberam kits tecnológicos de robótica para serem utilizados nas atividades práticas com os alunos.
“A formação de robótica tem o objetivo de formar os professores para que eles, em seguida, desenvolvam o trabalho juntamente com os estudantes. Essa iniciativa extremamente louvável da Secretaria de Educação motiva os alunos a se entusiasmarem com a nova forma de aprender, utilizando as novas tecnologias. Essa metodologia atrai muito as crianças, os jovens e o retorno que estamos recebendo dos professores que desenvolvem esse trabalho é muito positivo”, explica a coordenadora de cursos do Sesi Bahia, Priscila Melo.
Ela destaca a amplitude da proposta e explica que professores de todas as áreas, tanto das disciplinas de exatas quanto de humanas, podem utilizar a robótica como ferramenta para cumprimento do seu currículo básico. Segundo ela, a formação prepara os educadores para levarem aos alunos os benefícios reais dessa prática.
Para a secretária municipal de Educação, Rita Bastos, a formação em robótica reforça o preparo dos professores para a atuação em sala de aula. “A robótica é a ferramenta perfeita para a aplicação da metodologia Steam pois integra diversas áreas do currículo de forma lúdica e eficiente. É um investimento estratégico e de longo prazo para preparar ainda mais nossos estudantes para os desafios e oportunidades do futuro”, ressaltou a secretária.
O professor de Matemática e Inglês, Mauricio Jorge de Jesus, da Escola Municipal Jairo Azi, no Riacho da Guia, admite que, no começo, estava resistente a participar do curso, pois não se identificava com a robótica. “Mas com a motivação da professora Rita, eu passei a enxergar com outra visão a robótica. Valeu a pena fazer o curso, uma oportunidade ímpar de ampliar os conhecimentos sobre o que há de mais moderno no mundo da informática. Saio daqui com mais bagagem para levar aos meus alunos, disse o professor.