Instagram
Facebook
YouTube

Profissionais da Educação se mobilizam para incentivar participação de estudantes nas provas Sabe e Saeb


30 de setembro de 2025, 12:36

Gestores e profissionais da rede de ensino de Alagoinhas estão unidos no propósito de mobilizar a comunidade escolar a participar das provas Sabe e Saeb 2025. O dia D de mobilização – uma espécie de pacto por mais qualidade e equidade na educação pública municipal – aconteceu nesta terça-feira, 30, no auditório do IFBaiano. O evento contou com a participação do prefeito Gustavo Carmo, do vice-prefeito Luciano Sérgio e outros gestores do município; das secretárias estadual e municipal da Educação, Rowenna Brito e Rita Bastos; diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, entre outros profissionais.

“A educação é o pilar fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade, o futuro de nossas crianças e jovens, e as provas do Sabe e Saeb são instrumentos que nos proporcionam um diagnóstico do cenário educacional em Alagoinhas. Com esses dados em mãos, podemos nortear políticas públicas mais eficazes, garantindo que cada investimento e cada esforço resulte em uma educação de mais qualidade. Por isso, faço um apelo especial a todos os profissionais da educação, famílias e, claro, nossos estudantes: vamos nos mobilizar! A participação de todos é essencial”, convoca o prefeito Gustavo Carmo.

“A participação engajada de cada professor, coordenador, diretor, e o apoio irrestrito das famílias são imprescindíveis. Precisamos garantir que todos os nossos estudantes estejam presentes em sala de aula e, no dia das avaliações, compareçam com tranquilidade e confiança. Convidamos cada um a se tornar um agente multiplicador dessa importância do Sabe e Saeb, incentivando a presença e a dedicação. Acreditamos no poder da nossa comunidade escolar unida para garantir o sucesso das nossas crianças e a excelência da educação em Alagoinhas”, afirma a secretária municipal de Educação, Rita Bastos.

Para Rowenna Brito, a gestão municipal de Alagoinhas demonstra compromisso e prioriza a educação, e isso é fundamental para colher melhores resultados. “É muito bom ver uma prefeitura inteira, que conseguiu mobilizar toda a população. O prefeito Gustavo Carmo é uma pessoa querida, que tem compromisso com essa pauta e envolveu todos os seus secretários para dar conta desse processo. Ao ver o compromisso dos gestores, você acredita que, de fato, educação é uma prioridade para a cidade”, diz a secretária de Educação da Bahia, que, durante o evento, foi presenteada com um exemplar do Território Criativo, uma publicação literária produzida por alunos 5º da Creche Municipal Alagoinhas VI, sob orientação da professora Carla Xavier. O

“A prefeitura tem essa parceria com as escolas, está perto delas e sabe a importância de desenvolver a atividade junto à escola, pois, só assim, se pode melhorar a educação no município”, diz a diretora Luiza Nogueira, da Escola Municipal Miguel Fontes.

Milena Oliveira, especialista em Responsabilidade Social da Bracell, empresa parceira da Secretaria de Educação de Alagoinhas e da Associação Bem Comum, ressalta que mobilizar é fazer com que as pessoas reconheçam a importância do que está se propondo. “A avaliação é uma etapa importantíssima porque, a partir dela, se pode entender como está o aprendizado dos alunos e para onde é necessário direcionar maiores esforços para a melhoria da educação”, diz.

Lucidalva Pereira Bacelar é coordenadora de Implementação do Programa Educar para Valer, realizado pela Associação Bem Comum, parceira de Alagoinhas desde 2020. Segundo ela, é preciso que a sociedade entenda o papel da escola, da educação e da rede municipal para que todos deem as mãos. “Quando se fala em educação, está se falando em educação para a saúde, para a assistência, para a segurança, porque a educação é a base de uma sociedade”, observa.

Sabe e Saeb
Este ano, as provas Sabe e Saeb acontecem no período de 6 de outubro a 14 de novembro. Cerca de 3 mil estudantes dos 2º, 5º e 9º anos, distribuídos em 77 escolas das zonas urbana e rural do município, devem participar das avaliações.
Criado em 2007 pelo Governo da Bahia, o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe) é uma avaliação anual que subsidia o monitoramento da qualidade da educação das redes públicas (estadual e municipais). Produz diagnósticos sobre a proficiência dos estudantes, sugere caminhos para o acompanhamento e a realização de intervenções nas escolas.

Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala, aplicado a cada dois anos na rede pública, que permite ao Governo Federal realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes e permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida.

O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fotos: Roberto Fonseca/ Secom – Alagoinhas

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo