Profissionais da Educação socializam experiências em Seminário de Práticas Exitosas

23 de janeiro de 2023, 19:15

Com o objetivo de socializar as práticas desenvolvidas nas unidades escolares da rede municipal, a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), promoveu, no dia 20 de janeiro (sexta –feira), o “Seminário de Práticas Exitosas da Educação Infantil”, no Hotel Plaza.
A iniciativa reuniu aproximadamente 200 profissionais, entre eles diretores, coordenadores pedagógicos e professores de creches e pré – escolas, que apresentaram os resultados de projetos e sequências didáticas desenvolvidas durante o ano letivo 2022.
O Seminário contou com a presença da violinista Mariana Moreira e oportunizou aos educadores da rede um espaço de divulgação de ações potentes realizadas em diferentes unidades escolares da rede, a exemplo da Creche Alagoinhas IV, São Benedito, Escola Quilombola João Anastácio, Luzia Margarida e Adalgisa Santos.
Os trabalhos apresentados de autoria das professoras Tathiana Andrade, Cintia Gomes, Hosana Almeida, Jocidalva Bispo, Carla Priscila Santos, Adriana Moreira,, Valdilene Santana, Larissa Santos, Margarida Lopes, Roseane Moreira, Fabricia Bezerra e Valéria Lima, abordavam temas como sustentabilidade, educação para as relações étnico raciais, educação inclusiva e literatura explorados a partir dos campos de experiência presentes na BNCC e no Referencial Curricular Alagoinhas.
O secretário de Educação Gustavo Carmo, destacou a importância da ação e salientou que a equipe técnica e os educadores têm trabalhado de forma muito significativa para assegurar os direitos de aprendizagem dos estudantes. “Essas iniciativas favorecem a criação de espaços de diálogo, que contemplam os mais variados temas da educação. É muito importante salientar que essas ações também são fortalecidas nos espaços de formação continuada e ampliadas pelos profissionais da educação nos seus espaços de atuação.”, explicou o gestor.
Para a diretora pedagógica Suyane Cristina, além de proporcionar a socialização e reflexões quanto aos saberes vivenciados na rede municipal, o seminário também abordou diversos aspectos do ensino e da aprendizagem. “É nesse lugar onde os professores e a equipe da escola, diretor e coordenador, vem apresentar o que deu certo, socializando essas práticas para os demais profissionais da educação infantil. Esse evento tem como objetivo incentivar os demais professores a desenvolverem seus trabalhos de forma significativa, mostrando que é possível desenvolver uma prática cada vez mais fundamentada e eficaz”, afirmou a profissional.
Para Giovana Tereza, coordenadora pedagógica da Educação Infantil, essa é uma meta institucionalizada no Plano de ação da DIAP enquanto valorização dos profissionais que atuam neste segmento. “Esse é um momento extremamente importante, porque é aqui que está sendo mostrado o nosso trabalho e as nossas produções. Também temos a valorização profissional, do professor, pois é o momento deles, em que mostram o trabalho que fizeram com excelência”, disse.

Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca/ SECOM