Instagram
Facebook
YouTube

Programa Qualiturismo Bahia ofertará cursos em Alagoinhas


18 de março de 2026, 15:49

O município de Alagoinhas será contemplado com a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos, por meio do Programa de Qualificação para o Turismo da Bahia (Qualiturismo Bahia). A iniciativa do Governo do Estado visa capacitar os profissionais do setor para receber cerca de 7,5 milhões de visitantes previstos para o primeiro semestre de 2026. A cerimônia de lançamento do programa aconteceu no Wish Hotel da Bahia, em Salvador.

A iniciativa prevê mais de R$ 20 milhões em investimentos para a qualificação profissional no setor turístico, com oferta de cursos em diversas áreas estratégicas, como atendimento, idiomas e gestão.

Para Alagoinhas, estão previstas cinco turmas de cursos profissionalizantes. Na primeira etapa, em parceria com o Senac, serão ofertados os cursos de Camareira e Técnicas Básicas de Garçom, com 20 vagas cada. Já na segunda fase, em parceria com o Senac e o Sebrae, serão disponibilizados cursos de Formação para Condutores de Visitantes, Inglês Básico aplicado aos serviços turísticos e Bares e Restaurantes (gestão operacional).

O Termo de Compromisso entre o município e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que garante a realização de cursos voltados ao fortalecimento do trade turístico em Alagoinhas, foi assinado pelo secretário municipal de Esporte, Cultura e Turismo de Alagoinhas, João Henrique Paolilo, que representou o prefeito Gustavo Carmo no evento de lançamento do programa. Ele estava acompanhado do diretor de Turismo de Alagoinhas, Afrânio Góes, e da diretora de Cultura, Maria Tereza.

“A adesão do município de Alagoinhas ao Qualiturismo Bahia reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do turismo, ampliando oportunidades de geração de renda, qualificação profissional e valorização cultural, especialmente após a inclusão da nossa cidade no Mapa do Turismo Brasileiro, em 2025”, comenta o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Alagoinhas, João Henrique Paolilo.

Inscrições

As inscrições para os cursos em Alagoinhas serão realizadas presencialmente, entre os dias 23 e 27 de março, das 8h às 14h, na sala da Diretoria de Turismo, localizada na Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (Secet), no prédio da Biblioteca Maria Feijó, Praça Rui Barbosa. Para se inscrever, é necessário apresentar cópias de RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade.

O secretário João Henrique Paolilo; a diretora de Cultura de Alagoinhas, Maria Tereza Costa de Castro; o diretor de Turismo de Alagoinhas, Afrânio Góes e a diretora de Qualificação da Secretaria de Turismo da Bahia, Juliana Maura.

 

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo