A secretária de Infraestrutura Sônia Fontes e representantes das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), e Assistência Social (SEMAS) se reuniram com membros de comunidades tradicionais de matrizes africanas para discutir um projeto de reparos e tombamento das casas religiosas (terreiros de candomblé), existentes no município.
A secretária Sônia Fontes explicou que quanto ao tombamento dos terreiros, já existe uma Lei Municipal, a 2.142/2012, que institui os procedimentos de tombamentos para a proteção ao patrimônio cultural, histórico e artístico do município de Alagoinhas e que a Prefeitura vai se empenhar para a efetivação do projeto. Inicialmente será feita uma visita com técnicos das secretarias envolvidas, onde serão verificadas as necessidades e buscar as providências. Ficou definido que a primeira visita será realizada no dia 10 de julho, nos terreiros do Bairro do Santo Antônio.
“A iniciativa vem para complementar as ações de políticas públicas do município voltadas para o fortalecimento e manutenção da religião. Vamos fazer o possível para a concretização desse projeto que, além de valorização vai permitir principalmente garantias de direitos sociais, políticos e civis, especificamente no que diz respeito a liberdade religiosa”.
Foto: Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM