Promoção à saúde: Prefeitura realiza 1º dia de intervenção do Programa “Mova-se” para funcionários públicos municipais | Prefeitura de Alagoinhas

Promoção à saúde: Prefeitura realiza 1º dia de intervenção do Programa “Mova-se” para funcionários públicos municipais


9 de outubro de 2018, 15:44

A manhã desta terça-feira (9) começou com alongamento entre os profissionais da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SECIN) lotados na Usina de Asfalto. É que a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) iniciou, esta semana, as intervenções do programa “Mova-se”, que contempla, em 1 dos 5 eixos temáticos, os servidores públicos municipais.

O intuito é desenvolver dinâmicas e atividades junto aos profissionais do setor público para fomentar, dentro e fora da esfera, ações de promoção à saúde em Alagoinhas. O trabalho com servidores – segundo o idealizador do programa – é apenas um dos segmentos de atuação da proposta, que engloba participantes de todas as faixas etárias para incentivar a população a adotar um estilo de vida ativo e saudável.

“É um trabalho que visa democratizar o acesso ao esporte e ao lazer. O que o ´Mova-se´ busca é impactar positivamente na melhoria da saúde da população. No plano de atividades, estão ações com crianças, idosos institucionalizados, idosos não-institucionalizados, pessoas com necessidades especiais, servidores da prefeitura. Precisamos promover atividades coletivas com olhar individualizado”, ressaltou Luiz Claudio, coordenador geral da iniciativa.

Imagem: Divulgação/SECET

A primeira turma de servidores a “abraçar” a proposta veio da SECIN e, após a aplicação de formulários para identificar o interesse dos profissionais em participar do programa, a avaliação da primeira intervenção foi positiva.

“Foi tão maravilhoso. Quando Luiz Claudio nos entregou os formulários e aplicamos os questionários, sentimos certa resistência. A princípio, apenas 13, dos 26 servidores que preencheram a ficha, manifestaram interesse na atividade. Então comecei a estudar melhor o projeto e chamei o idealizador para fazer uma apresentação. Hoje foi a primeira vez que fizemos o alongamento e foi maravilhoso! Temos profissionais que trabalham em campo, de áreas diversas, e a gente sente o quanto esse tipo de atividade pode nos trazer novas perspectivas”, comentou Cristiane Rocha, assistente social da secretaria de infraestrutura.

Ao todo, as ações do “Mova-se” são divididas em 5 eixos principais: Esporte e Lazer Especial (PROELE), Mais Vida aos Anos para idosos institucionalizados (PROMVIA), Movimenta Alagoinhas (PROMOVA), Mais Vida aos Anos para idosos não-institucionalizados e Esporte e Saúde para uma Vida Saudável e Cidadã (PROEVISC).

Imagem: Divulgação/SECET

O alongamento com profissionais da SECIN deverá acontecer sempre às terças-feiras, antes do início do expediente, e a previsão é de que a iniciativa se estenda também a servidores de outras secretarias.

A SECET informou que as atividades com idosos e crianças também já foram iniciadas e devem seguir o calendário de ações do programa. O coordenador geral, Luiz Claudio, comunicou também que a iniciativa conta com o apoio de alunos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) campus Alagoinhas, que contribuirão como monitores das ações desenvolvidas junto à secretaria.

Imagem: Divulgação/SECET

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.