Publicado o gabarito da prova para os candidatos a diretor e vice de escolas municipais


24 de janeiro de 2023, 11:50


O gabarito do processo seletivo dos candidatos para diretores e vice-diretores das escolas municipais de Alagoinhas foi publicado nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial do município (click aqui). A prova faz parte da segunda etapa da seleção, onde os mesmos serão eleitos pela comunidade.

O pleito para concorrer aos cargos foi a prova escrita de conhecimentos específicos, realizada no último domingo(22). Na primeira etapa houve curso de formação com 60h, promovido pela Secretaria de Educação. A próxima fase será a entrega do Plano de Gestão Escolar e, em caso de empate, análise de títulos acadêmicos. Ao final desse processo, os candidatos aptos formarão suas chapas e se submeterão a consulta à comunidade escolar.

O processo seletivo, que já ocorre no município de Alagoinhas desde 2013, segue a Lei 077 e acontece até o dia 30 de março. “Essa mudança na forma da seleção, em nível nacional com o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), traz a presença do gestor preparado, do diretor ciente de sua função pedagógica, administrativa e financeira e relacional, o que faz toda a diferença na escola. Então, nós só teremos bons resultados de aprendizagem se tivermos um gestor pautado nos conhecimentos e demandas presentes na contemporaneidade”, explicou a subsecretária Keite Lima.

Para o secretário de Educação, Gustavo Carmo, ações como essa vem refletindo na educação do município e a consequência é uma melhora refletida nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “A educação é prioridade do governo Joaquim Neto, e assim tem sido o comportamento, os investimentos e todo o planejamento feito para a melhoria das condições da nossa rede municipal de educação. Nesse momento, mais uma etapa que realizamos dentro do processo de escolha dos novos gestores escolares”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) informou ainda que para realização de todo o pleito eleitoral, foi constituída uma comissão denominada Comissão Eleitoral, formada por representações do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alagoinhas (SINPA), APLB-Sindicato, Conselho Municipal da Educação e Secretaria Municipal, que tem a função de tornar o processo seletivo democrático, descentralizado e transparente.

Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.