Qualidade de ensino na rede pública: Diretores, vice-diretores e coordenadores de escolas municipais participam de formação do programa “Educar pra Valer”

4 de março de 2020, 11:33

Diretores, vice-diretores e coordenadores de escolas municipais participaram, esta semana, de uma formação do programa “Educar pra Valer”. A formação inicial da agenda 2020 incluiu discussões sobre intervenções pedagógicas, instrumentos de acompanhamento aos alunos, frequência, protocolo de aplicação de avaliações diagnósticas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fortalecimento da gestão escolar.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

Segundo a diretora pedagógica Suiane Cristina, “o programa visa à garantia do direito de aprender dos estudantes, para a sua formação leitora e cidadã”. Ainda de acordo com ela, a formação – ministrada por profissionais do “Educar pra Valer” – contribui para que a dupla gestora de unidades escolares possa acompanhar os estudantes, com estímulos e mecanismos para potencializar o desenvolvimento em sala de aula.

O secretário responsável pela pasta, Jean Afonso, ressaltou que o investimento em formação continuada é parte fundamental dos avanços em educação. Em 2 dias de formação do programa, os educadores mapearam diagnósticos de aprendizagem, propuseram intervenções pedagógicas, realizaram atividades práticas, socializaram resultados experienciados e participaram de rodas de conversas. O objetivo é alavancar os índices de aprendizagem nas escolas municipais.

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) informou que, além da formação com a dupla gestora, novos encontros estão previstos ainda para o 1° semestre deste ano. Os educadores devem participar também de encontros voltados à formação leitora, escrita, planejamento de unidades didáticas e seminários sobre a prática pedagógica. A formação realizada esta semana, pelo “Educar pra Valer”, totalizou 16 horas.

Foto: Sid Siqueira/SECOM

Histórico
A participação de Alagoinhas no “Educar pra Valer”, programa da Fundação Lemann com a Associação Bem Comum, trouxe, ao município, mais de 10 encontros para os profissionais da educação, em 2019: foram 2 voltados à equipe técnica, 3 direcionados à dupla gestora, 5 encontros promovidos para professores do 2° ano e outros 5 para educadores do 5° ano das escolas municipais.

As capacitações evidenciam uma mudança significativa no cenário de investimento em formação continuada para professores, em Alagoinhas. Para que os educadores possam desenvolver habilidades, enfrentar os desafios diários e planejar ações didático-metodológicas com resultados significativos, a SEDUC tem apostado em parcerias com programas nacionalmente reconhecidos, a exemplo do “Educar pra Valer”.

A iniciativa não é isolada. Os professores dos Anos Finais, que chegaram a ficar quase uma década sem formação específica, em Alagoinhas, também contam agora com novos estímulos, e um programa municipal – “Aprova Alagoinhas” – foi estruturado, contemplando não apenas a esses educadores, mas também a alunos do 9° ano das escolas municipais.

Ampliação do “Educar pra Valer” em Alagoinhas

Encontro realizado pela Fundação Lemann no Embu das Artes, em São Paulo, no último ano, com a participação do prefeito Joaquim Neto, do secretário de educação, Jean Afonso, e da equipe SEDUC. (Foto: Divulgação/SEDUC)

Para que fosse contemplada pelo programa “Educar pra Valer”, Alagoinhas passou por uma seleção em que foram considerados o compromisso do município e a responsabilidade do prefeito com a educação enquanto pauta prioritária. A novidade é que, em 2020, a partir da avaliação dos gestores, do envolvimento da equipe técnica, dos resultados e do potencial do município, o programa – que iniciou as atividades apenas com ações voltadas às turmas do 2° e do 5° ano, contemplando, no total, 2.694 estudantes de 57 escolas – será ampliado para alunos do 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano.