Quase 5 mil alunos beneficiados: iniciativa leva espetáculos de incentivo à leitura para a rede municipal de ensino

25 de outubro de 2018, 18:43

Contemplando a 4.967 alunos da rede municipal de ensino e perpassando 66 unidades, o “Circo de Só Ler” chegou a Alagoinhas para contar a história das palavras que mudam narrativas.

É transformando a junção de pequenas sílabas em uma experiência divertida para aqueles que ainda estão se familiarizando ao universo dos livros que o projeto pretende incentivar a prática da leitura e fomentar o aprendizado de forma lúdica e prazerosa.

É a 1ª vez que a peça chega a Alagoinhas, em formato de bonecos, depois de percorrer cidades como Salvador, Aracaju e Lauro de Freitas. Os espetáculos foram trazidos pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e, desde o dia 16 de outubro, quando foram realizadas as primeiras apresentações, o “Circo de Só Ler” já chegou a estudantes de 52 escolas municipais.

Na tarde desta quinta-feira (25), foi a vez da Escola Érico Veríssimo, na Capoeira, sediar a apresentação. E os alunos, que há pouco tempo viram de perto a transformação da unidade escolar, construída e entregue pelo poder público em abril deste ano, assistiram agora à ação transformadora que acontece no mundo das possibilidades quando uma criança abre um livro e se dispõe a interpretar.

“Eu acredito que seja muito significativo na vida deles. Eles já têm acesso a livros, mas, por mais que a gente traga uma dinâmica, não é a mesma forma. Eu assisti e fiquei deslumbrada. Realmente fiquei emocionada com a forma como eles apresentaram. Acredito que isso vá incentivar o aluno a buscar outras leituras, a viajar. O leitor escreve, mas a imaginação é sua. Isso eu achei fantástico. Quando a criança mora na zona rural, ela não tem acesso a tantas outras coisas como na zona urbana. O espaço escolar, para eles, é como se fosse uma coisa diferente, um prêmio. É algo especial. Isso a gente tem notado e ficamos muito felizes”, afirmou Adalira Santana Santos, diretora da Escola Érico Veríssimo.

No total, cerca de 120 crianças assistiram à apresentação no local. Alunos das escolas José Nicolau, José Abelha Flores, São José e Tomé de Souza foram até a Érico Veríssimo participar da iniciativa, que mistura fábula, música, poesia e encenação na arte de construir histórias.

“A história é do circo que chega à cidade e um menino quer entrar, mas o circo é de ‘só ler’ e ele descobre que não sabe ler. Então a narrativa começa no momento em que ele abre o livro encantado e descobre que a leitura pode levá-lo a lugares que ele jamais imaginaria. A peça incentiva a leitura, fala sobre a valorização da escola e do professor, e o intuito é levar a importância da leitura aos quatro cantos”, explicou Rui Pinheiro, coordenador da equipe.

A Secretaria de Educação informou que serão contempladas unidades de ensino de todos os bairros municipais, em um calendário programado em parceria com o “Circo de Só Ler”.

Os espetáculos serão realizados até a próxima terça-feira (30). Até lá, as unidades escolares seguem recebendo apresentações matutinas e vespertinas do grupo que circula diariamente pela rede com a proposta de incentivar a leitura.

Confira algumas fotos da ação:
SEDUC - Circo de Só Ler