Realizada pela 1ª vez em Riacho da Guia, Caminhada do PROERD mobiliza estudantes pela prevenção e combate às drogas

26 de julho de 2019, 19:03

Chamando a atenção da comunidade para a prevenção, cantando palavras de resistência às drogas e levantando a bandeira da conscientização, alunos das escolas municipais Jairo Azi, Péricles Nogueira, Maria de Lourdes e Amando Alves de Azevedo realizaram, nesta sexta-feira (26), uma Caminhada no distrito de Riacho da Guia.

Foto: Roberto Fonseca

A iniciativa é resultado de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que aposta no tripé “família/escola/polícia” para dialogar com crianças, jovens e adolescentes sobre os malefícios causados pelo uso de substâncias entorpecentes e pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Como parte do programa, policiais militares, fardados e devidamente treinados, se tornam instrutores dentro das salas de aula, com material próprio, e desenvolvem atividades com alunos da rede municipal. No total, são 10 encontros que aproximam Polícia Militar e comunidade e contribuem para desconstruir barreiras da falta de falta de acesso à informação.

“Fala sobre drogas, sobre violência contra a mulher, sobre tudo o que a gente escolhe fazer na adolescência e quando a gente é adulto também”, disse a aluna Cristina Santos Nascimento, sobre as atividades desenvolvidas através do PROERD nas escolas.

Foto: Roberto Fonseca

Na caminhada, ela se juntou a Emanuele Lima de Oliveira, de 9 anos, e a Alana dos Santos Bastista, do 6° ano da Escola Municipal Jairo Azi, que relatou aprender “que não pode usar drogas, porque vida vai se acabando aos poucos”.

Foto: Roberto Fonseca

Pela primeira vez, a ideia da gestão SEDUC foi realizar a mobilização não apenas no centro da cidade, mas também no distrito, ampliando os espaços de luta, de debate e discussão sobre o combate às drogas.

Para o secretário municipal de educação, Jean Afonso, a união de esforços entre sociedade civil, esfera pública municipal, estudantes, policiais, guardas civis e educadores fortalece a causa, expande os diálogos possíveis e gera reflexos efetivos no que se refere à prevenção.

Segundo o instrutor da Polícia Militar Júlio Mendes, quem ganha é a escola e, quando a educação é beneficiada, é a sociedade como um todo que avança. “A gente costuma dizer que a escola ganha de três formas: com o policiamento preventivo que ali está, já que a presença do policial inibe algumas situações, com o ensinamento propriamente dito e na aproximação com a comunidade”, salientou.

No total, cerca de 400 alunos participaram da Caminhada, que fechou a programação da Semana de Prevenção às Drogas, promovida pela SEDUC; a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação enfatizou, entretanto, que as ações, palestras e atividades do PROERD não se encerram com o fim da grade. De acordo com o gestor da pasta, Jean Afonso, a luta pela conscientização e pelo combate às drogas é pauta permanente, trabalhada dentro e fora das salas de aula.

Sobre o PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) foi criado no Departamento de Polícia de Los Angeles, em 1983, e só chegou ao Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Em Alagoinhas, as atividades do programa são desenvolvidas desde 2008 e as caminhadas começaram com a gestão Joaquim Neto.

Nas atividades do PROERD, policiais militares, fardados e devidamente treinados, se tornam instrutores com material próprio e contam com um período de 50 minutos, a cada encontro, para desenvolver ações junto aos alunos. O tripé pedagógico do programa é estruturado no trinômio “família/escola/polícia”.

Confira as fotos desta sexta-feira:

Foto: Ana Maria Simono