Instagram
Facebook
YouTube

Reforço na saúde: Alagoinhas é contemplada no PAC Seleções 2025


18 de julho de 2025, 00:02

Alagoinhas está entre os municípios brasileiros contemplados com equipamentos de saúde por meio do Novo PAC Seleções 2025. O Governo Federal divulgou os resultados deste eixo do programa nessa quinta-feira, 17, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cidade de Juazeiro (BA). Ao todo, R$ 6 bilhões serão investidos em todo o país, somente nesta área.

Dentre as 383 cidades baianas contempladas com equipamentos para a reestruturação de pontos de telessaúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Alagoinhas será a única a receber dez kits. Em todo o Brasil, somente 37 municípios (0,6%) atingiram ou superaram este número. Os equipamentos são considerados importantes para operacionalizar a ação estratégica SUS Digital – Telessaúde, na atenção primária, por meio da realização de teleconsultas assistidas em estabelecimentos mais modernos e adequados.

“O presidente Lula pediu que nós avançássemos na digitalização do SUS para possibilitar que as pessoas, em qualquer lugar, às vezes no distrito, possam ter acesso, mesmo que remotamente, a uma consulta, a um especialista que às vezes está distante”, destacou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, coordenador o Novo PAC, durante o evento em Juazeiro.

Alagoinhas também está entre os 32 municípios da Bahia (7,6% de todo o estado) e 400 do país (7,1%) que receberão uma Unidade Odontológica Móvel equipada para fornecer atendimento em áreas remotas ou de difícil acesso. Além disso, o Governo Federal aprovou a destinação de sete combos de novos equipamentos para Unidades Básicas de Saúde de Alagoinhas.

“Essa é uma conquista importante para o fortalecimento da saúde pública em nossa cidade, uma contribuição significativa para que possamos avançar na nossa estrutura, garantir mais acesso, tecnologia e qualidade no atendimento aos nossos cidadãos”, avalia o secretário municipal de Saúde, Antônio Virgínio Pereira.

“Ver o nome de Alagoinhas na lista dos municípios brasileiros contemplados com investimentos do PAC Seleções 2025 é motivo de felicidade e orgulho para todos nós, pois reitera o compromisso da nossa gestão em buscar melhorias para a nossa gente e comprova o empenho e a competência de todos os profissionais envolvidos na elaboração e cadastro dos projetos no sistema do Governo Federal. Não tenho dúvida de que essas são as primeiras de outras conquistas”, comenta o prefeito Gustavo Carmo, que, desde o lançamento do programa, vem realizando viagens a Brasília para dialogar com parlamentares e garantir recursos para o município.

Lançado em fevereiro, o Novo PAC Seleções 2025 disponibilizou mais de um mês para gestores e gestoras inscrevessem projetos para os empreendimentos disponíveis nesta etapa. No total, o governo recebeu 35.119 propostas, enviadas por 5.537 municípios, 99,4% dos municípios brasileiros. O programa investirá R$ 49,2 bilhões em quatro diferentes eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; Cidades Sustentáveis e Resilientes. Os resultados dos outros eixos do PAC Seleções devem ser divulgados em breve.

Em Alagoinhas, o trabalho de concepção, fundamentação e envio das propostas para o PAC foi conduzido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos (Seplac), em parceria com as secretarias de Obras e Projetos (Seop); Saúde (Sesau); Cultura, Esporte e Turismo (Secet); e Mobilidade e Ordem Pública (Semorp).

Para a secretária de Planejamento e Captação de Recursos, Lianne Carmo, a elaboração de projetos envolvendo as secretarias municipais é um dos diferenciais de Alagoinhas, e a expectativa é de que outros sejam contemplados no programa do Governo Federal. “Reunimos diversas áreas da nossa gestão, em um trabalho de cooperação para que pudéssemos elaborar propostas que, de fato, atendessem às reais necessidades do nosso povo. Isso faz toda a diferença”, diz.

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo