Representantes do poder público municipal se reúnem para debater um projeto de fomento ao empreendedorismo na cidade | Prefeitura de Alagoinhas

Representantes do poder público municipal se reúnem para debater um projeto de fomento ao empreendedorismo na cidade


13 de abril de 2018, 16:48

Representantes da administração pública municipal se reuniram, na tarde de ontem (12), com o gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Rogério Cerqueira Teixeira, que esteve na cidade, diretamente de Salvador, para debater a criação de parcerias que contribuam com a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos empreendedores no município e que fomentem a expansão de negócios na região, ampliando o potencial das indústrias e fortalecendo as cadeias produtivas.

De acordo com membros da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), entre as medidas do projeto de fomento ao empreendedorismo estão a criação da “casa do empreendedor”, que deve desburocratizar os processos para desenvolvimento de micro e pequenas empresas no município, a capacitação de lideranças locais, a implantação do programa “Jovens Empreendedores” junto às escolas municipais, a facilitação para potencialização de negócios e a realização de eventos e atividades que contribuam para o surgimento e expansão de empreendimentos locais.

“O objetivo da reunião de hoje, que foi encabeçada pela SEDEA e a gente da SEPLA, a Secretaria de Planejamento, está apoiando, com a coordenação e os ajustes necessários, é criar esse grande projeto. Essa reunião foi o passo inicial e, a partir de agora, a gente já tem outros encontros marcados com o SEBRAE para gerar um resultado específico. São reuniões de trabalho para a realização desse grande projeto de fomento ao empreendedorismo na cidade”, explicou o Secretário de Planejamento, Tácio Lobo.

Segundo a Subsecretária de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Jaldice Nunes, a reunião reflete o intuito da administração pública em contribuir com ferramentas eficientes para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento do município. “Em breve, Alagoinhas contará com uma Casa do Empreendedor que vai facilitar as operações por parte de quem tem interesse em começar o próprio negócio ou expandir a produtividade. Já está tudo encaminhado. Temos os móveis, computadores e o funcionamento da sala deve começar em pouco tempo. Além disso, temos buscado capacitação profissional e lideranças que contribuam para a geração de renda na região. A gestão está empenhada em parceria com o SEBRAE para fortalecer e ampliar a entrada de investimentos na cidade”, pontuou.

O gerente regional do SEBRAE, Rogério Cerqueira Teixeira, destacou a importância da cooperação técnica entre municípios e entidades empresariais para a expansão das redes de produção e enfatizou que a parceria com a prefeitura municipal deve ser ampliada este ano. “O SEBRAE sozinho não consegue fazer. A gente tem expertise de especialistas em pequenos negócios. A gente pensa em uma agenda, em uma estratégia de desenvolvimento por intermédio dos micro e pequenos negócios, mas a parceria é importante. As empresas estão nas cidades e as prefeituras precisam entender a necessidade do tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas no crescimento e desenvolvimento da cidade. E o SEBRAE apoia os municípios nesse sentido, não apenas no para conscientizar, preparar, mas para capacitar essas prefeituras de modo que elas deem oportunidade através do ambiente favorável para todo o cidadão de Alagoinhas, por exemplo, que queira empreender, e para os empresários que já estão estabelecidos”, ressaltou.

Para Jaldice Nunes, o cenário econômico atual deixa claro que os empregos de carteira assinada estão escassos e que, portanto, é importante para o município incentivar e capacitar as pessoas para que elas criem formas e oportunidades de desenvolvimento que não dependam exclusivamente da carteira de trabalho.

O gerente regional do SEBRAE também reafirmou a necessidade de se fomentar novas iniciativas. “Seria muito cruel você preparar um ser humano para ser empregado e, quando ele vai procurar emprego, não tem emprego, enquanto ele tem e pode desenvolver características empreendedoras para criar seu próprio negócio”, explicou Rogério Teixeira.
De acordo com ele, novas reuniões entre o SEBRAE, que deve contar com uma nova sede nos próximos meses, e o poder público municipal já estão marcadas para os próximos encaminhamentos.

A reunião contou também com a presença do Secretário de Educação, Fabrício Faro, que debateu com o gerente regional a possibilidade de expansão do projeto “Jovens Empreendedores”, que circulou por 5 escolas municipais durante 2017. A previsão é de que novas medidas sejam implantadas pela parceria entre prefeitura e SEBRAE ainda no primeiro semestre deste ano.

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.