Instagram
Facebook
YouTube

SAAE dá início a II edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho


17 de setembro de 2019, 10:10

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas realizou, na tarde de segunda-feira (16), a abertura da II edição da Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPAT). Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a SIPAT deste ano de 2019 tem como tema “Servidor consciente previne acidente” e conta com uma programação diversificada que vai desde palestras até concurso de paródia e shows musicais.

No primeiro dia, os funcionários da autarquia marcaram presença em peso no galpão onde está sendo construída a nova oficina de manutenção, na Estação Sobocó e assistiram a explanações sobre IST, protocolo de atendimento e prevenção de acidentes no trabalho.

A assistente social Regina Ribeiro, responsável pela apresentação inaugural, parabenizou a equipe organizadora o evento. “Está tudo muito lindo, um espaço que é de vocês, e é ótimo vocês se apropriarem deste espaço, e quero também externar gratidão e reconhecimento pelo trabalho que vocês fazem na cidade, não é coisa fácil”, disse à planteia no início de sua fala. A palestrante discorreu sobre o trabalho no Serviço de Atendimento Especializado de Alagoinhas (SAE/CTA), realizando o teste rápido para HIV, sífilis e hepatite.

“Primeiro eu gostaria de parabenizar os organizadores do evento e agradecer pelo convite, porque é de suma importância a população entender como funciona o SAMU”, afirmou a coordenadora geral da base da SAMU na cidade, Silvia Teles. “Eu vejo que muitas pessoas ainda têm dificuldade em acionar o serviço, saber quais são os casos que se deve acionar o serviço, como ligar, como funciona, sem falar nos treinamentos que são importantes também, estar treinando essas instituições, para que na hora de uma emergência esses profissionais saberem como dar o primeiro atendimento, até o SAMU chegar”, pontuou.

 

 

Após uma pausa para a apresentação musical da servidora Rita Menezes, que embalou o intervalo das palestras, o técnico em Segurança do Trabalho Bruno Costa encerrou as atividades do dia falando sobre os cuidados que os trabalhadores devem tomar no exercício cotidiano de suas funções. “Quando a gente está próximo do colega, a gente se torna um agente multiplicador”, explicou, destacando a SIPAT é uma oportunidade de multiplicação de conhecimento no que diz às percepções de riscos. “Todo acidente é evitável”, frisou.

 

 

“Não podemos nos restringir apenas a servir prestando um abastecimento de água e esgotamento sanitário, nosso papel é muito além do que um simples prestador”, lembrou a diretora geral, Marias das Graças Reis, ressaltando o significado de a SIPAT está acontecendo em um lugar que, em breve e depois de tanto tempo, trará mais dignidade e condições de trabalho para os integrantes da equipe de Operação e Manutenção.

Um destes integrantes, Adson Silva, é também o presidente da CIPA e fez um balanço do primeiro dia de SIPAT. “O clima que as pessoas estavam antes de iniciar, o clima com que as pessoas estavam durante as palestras e a maneira como vamos sair daqui também seremos outras pessoas no que tange a questão do comportamento seguro no ambiente de trabalho”, comentou. “A minha expectativa é que os servidores consigam absorver tudo que está sendo ministrado, eu digo que em apenas um ano a SIPAT conseguiu um crescimento incrível, um alcance extraordinário.”

“Um dia muito feliz, onde a gente encontro todos os colaboradores e o mais importante, o conhecimento”, declarou o servidor Marcelo Miranda, operador de máquinas e equipamentos pesados.

Na tarde desta terça-feira, o cronograma continua, com palestras sobre alimentação saudável, hipertensão e diabetes e saúde mental, e os interessados poderão acompanhar tudo através no Instagram do SAAE: @saaealagoinhas.

 

Canais de atendimento
Posto de Atendimento: Rua Moreira Rego, 9977, Centro
WhatsApp: (75) 981804500
Call Center: 0800 702 7065
Telefone: (75) 34037760
Redes Sociais
ASCOM
Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas

 

 

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo