A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) entendendo a importância em preservar as manifestações culturais existentes no município, apoiou e mobilizou, na tarde da quinta-feira, 26, no Centro de Cultura, uma reunião entre representantes das cidades de Inhambupe, Catu, Pojuca, São Sebastião do Passe e Alagoinhas durante o I Fórum de Samba de Roda e Samba de Viola do Território Litoral Norte e Agreste Baiano.
Segundo o secretário Roberto Costa, o samba de roda e viola, são expressões culturais que precisam ser preservadas. “São manifestações populares que precisam ser respeitadas como patrimônio imaterial da nossa sociedade”, disse.
O objetivo do encontro foi discutir a preservação e o resgate das expressões artísticas sobre o tema, criando uma articulação entre os grupos e artistas envolvidos para a realização de apresentações itinerantes e do I Festival de Samba de Roda e Viola do Território Litoral Norte e Agreste Baiano. Mapear, cadastrar e catalogar os grupos de samba existentes na região estão entre as prioridades dos participantes e o desejo em dar maior visibilidade e fortalecimento para esta arte afro-brasileira secular.
Fotos: Amilton André – SECOM
Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM