Saúde e Educação juntas no combate a doenças

17 de julho de 2014, 10:57

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) em parceria com a da Educação (SEDUC) começou a campanha Nacional de Hanseníase, Geo-helmintíases e Tracoma 2014. Entre os objetivos da campanha estão identificar casos suspeitos de hanseníase através do método do espelho, referenciar os casos identificados para a rede básica de saúde para confirmação diagnostica e tratamento, além de reduzir a carga parasitária de verminoses em estudantes de 5 a 15 anos. As ações seguem até o mês de setembro.

Serão realizadas nas escolas da rede municipal uma busca ativa de casos suspeitos de hanseníase e a administração de medicação para tratamento da verminose nos estudantes. A busca será feita através da aplicação de um formulário chamado de “ficha de auto-imagem”, que será entregue pelos técnicos das secretarias aos pais dos estudantes. Nesse formulário os responsáveis vão sinalizar qual parte da criança tenha a mancha suspeita da doença para posteriormente avaliação e tratamento.

De acordo com Paulo Márcio, coordenador do Programa de Hanseníase e Tuberculose da SESAU para o combate à verminose os estudantes serão tratados preventivamente com Albendazol 400 mg, dose única, exceto para aqueles que os pais não autorizarem a administração da medicação.

A geo-helmintíase (verminose) é causada pelos geo-helmintos, parasitas intestinais que causam anemia, dor abdominal, diarreia e no geral, interferem e afetam o desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Já a Hanseníase é contagiosa e causada pelo bacilo mycobacterium leprae, que se apresenta como manchas brancas ou avermelhadas, e leva a perda da sensibilidade do local afetado.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação
Publicado por: SECOM